Com muitos erros de passe e falhas de posicionamento e marcação, o Cruzeiro perdeu para o Grêmio de goleada, por 4 a 1, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Por causa da atuação ruim, os torcedores que compareceram ao Independência na manhã deste domingo chamaram o time de “sem vergonha” e xingaram integrantes da diretoria, investigados pela Polícia Civil por suspeitas de corrupção.
O Grêmio teve extrema facilidade para fazer os quatro gols. No primeiro, Diego Tardelli se antecipou à zaga celeste e tocou de letra após assistência de Rafael Galhardo. No segundo, Alisson se aproveitou de erro de passe de Marquinhos Gabriel, tabelou com Everton Cebolinha e bateu rasteiro na saída de Fábio. No terceiro e quarto gols, Cebolinha driblou facilmente os defensores Cacá e Leo antes de balançar a rede.
O tento celeste foi anotado pelo atacante Fred, em cobrança de pênalti no primeiro tempo, quando o Grêmio vencia por 2 a 0. Embora esteja também sem prestígio com os torcedores, o camisa 9 se esforçou bastante no ataque e obrigou Paulo Victor a fazer duas grandes defesas, além de preparar, como pivô, jogadas para seus companheiros.
Derrotado, o Cruzeiro segue em 16º lugar no Brasileiro, com 18 pontos, e pode ser ultrapassado pelo Fluminense, que terá duelo atrasado da 16ª rodada, contra o Palmeiras, às 20h de terça-feira, no Allianz Parque, em São Paulo. O tricolor carioca está em 17º, com 15 pontos, e tem o mesmo número de vitórias dos mineiros (4).
No próximo sábado, às 19h, a Raposa enfrentará o Palmeiras, comandado por seu ex-técnico, Mano Menezes. Os paulistas estão na terceira colocação do Brasileiro, com 33 pontos, e ainda sonham com a possibilidade de brigar pelo título. O duelo acontecerá no Allianz Parque.
O jogo
Rogério Ceni promoveu mudanças na escalação do Cruzeiro em relação ao time que foi eliminado pelo Internacional na semifinal da Copa do Brasil. As caras novas foram o lateral-direito Edilson, os zagueiros Cacá e Leo, e o atacante Fred. Saíram Jadson, Fabrício Bruno, Dedé (machucado) e Pedro Rocha.
O início parecia promissor. Aos 7 minutos, David recebeu de Dodô, foi à linha de fundo e cruzou. Fred subiu mais que Kannemann e cabeceou forte, exigindo boa defesa de Paulo Victor. Aos 13’, Thiago Neves tentou buscar o ângulo em cobrança de falta, mas mandou a bola por cima.
Em seu primeiro ataque, o Grêmio derrubou a estratégia inicial cruzeirense. Aos 18’, Alisson tocou a bola na ponta direita para Rafael Galhardo, que foi à linha de fundo e deu passe rasteiro. Diego Tardelli se antecipou a Cacá e deu belo toque de letra para fazer 1 a 0. Na comemoração, apontou para o gramado do estádio e avisou: “Aqui é minha casa!”. Em 2013 e 2014, quando defendeu o Atlético, o atacante marcou 19 gols no Horto.
A partir dali bateu um grande nervosismo no Cruzeiro, que se atrapalhava até mesmo em passes de três metros. Num desses erros, de Marquinhos Gabriel, Alisson recuperou a bola, tabelou com Everton Cebolinha e, dentro da grande área, chutou cruzado de pé esquerdo: 2 a 0. Por respeito ao ex-clube, o jogador celebrou discretamente.
Tão logo a equipe sofreu o segundo gol, o técnico Rogério Ceni colocou Pedro Rocha no lugar de David. O camisa 32 teve boa oportunidade aos 32 minutos, quando recebeu assistência de Fred e finalizou forte, mas no centro da meta. Paulo Victor defendeu em dois tempos.
Os sucessivos equívocos na saída de bola irritaram os torcedores celestes. Thiago Neves e Marquinhos Gabriel eram os mais cobrados. David, que saiu ainda na etapa inicial, também recebeu vaias. Aos 35 minutos, veio a esperança de reação. Michel atingiu a perna de Henrique com um chute e cometeu pênalti. Na cobrança, Fred buscou o lado esquerdo, Paulo Victor ainda encostou a mão na bola, mas não conseguiu defender: 2 a 1.
O Cruzeiro voltou para o segundo tempo com mais posse de bola, porém esbarrando na falta de repertório para superar o Grêmio, bastante compacto na marcação. O time trocava passes na defesa e até a intermediária do campo de ataque. Quando tentava penetrar na área adversária, perdia a redonda.
Num desses erros, aos 18min, o Grêmio encaixou contra-ataque mortal. Após recuperação do zagueiro David Braz, que entrara no lugar do lesionado Geromel, aos 6' da etapa final, Matheus Henrique conduziu a bola até o meio-campo e alongou o passe para Everton. O zagueiro Cacá até conseguiu voltar à sua posição tempo, porém acabou driblado pelo atacante gremista, que soltou a bomba de pé esquerdo e mandou no ângulo: 3 a 1.
Na tentativa de diminuir o prejuízo, Rogério Ceni recorreu ao estreante Ezequiel, que finalizou com perigo aos 27 minutos - Paulo Victor espalmou para escanteio -, e a Sassá, com poucas oportunidades para balançar a rede. Na retaguarda, o time ficou muito exposto. Em mais uma chegada do Grêmio, Everton Cebolinha deu meia-lua no zagueiro Leo e transformou o placar em goleada: 4 a 1.
O vexame só não foi maior porque Fábio fez duas grandes defesas, em conclusões de Pepê, aos 35’, e Jean Pyerre, aos 48’. No ataque, o Cruzeiro quase diminuiu o prejuízo aos 40’, em cabeceio de Fred. Após o apito final, muitas vaias ao time e protestos principalmente contra Itair Machado, vice-presidente de futebol do clube.
O vexame só não foi maior porque Fábio fez duas grandes defesas, em conclusões de Pepê, aos 35’, e Jean Pyerre, aos 48’. No ataque, o Cruzeiro quase diminuiu o prejuízo aos 40’, em cabeceio de Fred. Após o apito final, muitas vaias ao time e protestos principalmente contra Itair Machado, vice-presidente de futebol do clube.
CRUZEIRO 1X4 GRÊMIO
CRUZEIRO
Fábio; Edilson, Cacá, Leo e Dodô; Henrique e Robinho (Sassá, aos 27min do 2ºT); Marquinhos Gabriel, Thiago Neves (Ezequiel, aos 19min do 2ºT) e David (Pedro Rocha, aos 29min do 1ºT); Fred
Técnico: Rogério Ceni
GRÊMIO
Paulo Victor; Rafael Galhardo, Geromel (David Braz, aos 6min do 2ºT), Kannemann e Cortez; Michel (Luan, aos 34min do 2ºT) e Matheus Henrique; Alisson, Jean Pyerre e Everton; Diego Tardelli (Pepê, aos 26min do 2ºT)
Técnico: Renato Gaúcho
Gols: Fred, aos 36 do 1ºT (Cruzeiro); Diego Tardelli, aos 18min, Alisson, aos 27min do 1ºT. Everton, aos 18min e aos 31min do 2ºT (Grêmio)
Cartões amarelos: David, aos 14min do 1ºT. Henrique, aos 11min do 2ºT (Cruzeiro); Alisson, aos 7min do 2ºT (Grêmio)
Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência
Data: domingo, 8 de setembro de 2019
Horário: 11h
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Helton Nunes e Éder Alexandre
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira
Assistentes do VAR: William Machado Steffen e Alex dos Santos