O lateral-direito Orejuela, do Cruzeiro, foi convocado pelo técnico Carlos Queiroz para amistosos da Seleção Colombiana contra Brasil e Venezuela, nos dias 6 e 10 de setembro, nos Estados Unidos. Desta forma, o defensor de 24 anos desfalca o time celeste na partida decisiva contra o Internacional, pela semifinal da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, às 21h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
De acordo com a programação da Federação Colombiana, os jogadores convocados devem se apresentar nos dias 1 e 2 de setembro, em Miami. No período em que estiver à disposição da Colômbia, Orejuela também fica fora do jogo do Cruzeiro contra o Grêmio, em 8 de setembro, pelo Campeonato Brasileiro. Antes da viagem para os Estados Unidos, o lateral deve estar disponível para enfrentar o Vasco, neste domingo, no Mineirão, pela 17ª rodada da Série A.
A maior preocupação do Cruzeiro na ausência de Orejuela é para o confronto decisivo com o Internacional. O treinador celeste Rogério Ceni deve optar por Edílson para a vaga do colombiano na partida em Porto Alegre. Curiosamente, o Inter teve Paolo Guerrero envolvido em situação semelhante. O atacante poderia ficar fora da semifinal no Beira-Rio, mas pediu para não ser convocado para os amistosos da Seleção Peruana, sendo atendido pelo técnico Ricardo Gareca.
Em busca do heptacampeonato, o Cruzeiro precisa reverter vantagem gaúcha para avançar à final da Copa do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. No jogo de ida, o Colorado venceu por 1 a 0, no Mineirão, no dia 7 de agosto, em última partida do técnico Mano Menezes à frente da equipe mineira.