Fred marcou primeiro gol do Cruzeiro e deu assistência para Thiago Neves fazer o segundo (Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press)
Na estreia do técnico Rogério Ceni, o Cruzeiro mostrou bom poder de criação e venceu o Santos por 2 a 0, neste domingo, no Mineirão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida teve sabor especial para o atacante Fred. Ele entrou aos 24 minutos de jogo, no lugar do lateral-esquerdo Egídio, e marcou o primeiro gol celeste, após assistência de Thiago Neves. Na etapa complementar, o camisa 9 retribuiu o ‘favor’, colocando o armador em boas condições para chutar de fora da área e ampliar a vantagem. O placar só não foi mais dilatado porque o goleiro Everson fez quatro boas defesas.
Com o resultado em Belo Horizonte, o Cruzeiro chegou a 14 pontos, encerrou sequência de 11 partidas sem vitória no Brasileiro (O último triunfo havia sido sobre o Goiás, em 5 de maio, no Mineirão, por 2 a 1) e saiu da zona de rebaixamento. Quem entra no Z4 é o Fluminense, derrotado pelo CSA, por 1 a 0, em pleno Maracanã. Os cariocas caíram para 18º, com 12 pontos, já que a Chapecoense venceu o Avaí por 1 a 0, na Arena Condá, em Chapecó.
A próxima partida do Cruzeiro no Brasileiro será contra o CSA, domingo (25), às 19h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O triunfo no Rio de Janeiro fez o time alagoano chegar a 11 pontos. Já o Santos, que segue na liderança da competição, com 32 pontos, receberá o Fortaleza, ex-clube de Rogério Ceni, no mesmo dia, às 16h, na Vila Belmiro.
O JOGO
Rogério Ceni surpreendeu ao divulgar a escalação do Cruzeiro com o lateral-esquerdo Dodô de volante. Os testes foram realizados nos treinamentos fechados à imprensa durante a semana. Na zaga, Fabrício Bruno substituiu Leo, vetado por causa de desgaste muscular na coxa direita, enquanto Robinho ficou no banco de reservas para a entrada de Fred. Com isso, David e Marquinhos Gabriel foram os homens de velocidade pelas pontas. E Pedro Rocha funcionou como referência no ataque.
A expulsão de Gustavo Henrique, do Santos, logo aos 3 minutos de jogo, foi crucial para a superioridade cruzeirense. No lance, o defensor alvinegro derrubou Pedro Rocha, que se preparava para entrar na grande área ao receber passe de David. O árbitro Anderson Daronco deu continuidade ao lance, porém foi alertado por Caio Max Augusto Vieira, responsável pelo VAR, de que houve irregularidade. No vídeo, Daronco atestou a falta de Gustavo e lhe aplicou cartão vermelho. Em vez de colocar um zagueiro de ofício para preencher a lacuna, o técnico Jorge Sampaoli mandou a campo o lateral-direito Pará no lugar de Evandro.
Além de gol, Thiago Neves exigiu boas defesas de Everson, goleiro do Santos, em chutes de longe (Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press)
Com um jogador a mais, o Cruzeiro encurralou o Santos e superou índice de 60% na posse de bola. Aos 13 minutos, o time criou a primeira chance de perigo. David arrancou pela esquerda e tocou para Pedro Rocha, que errou no domínio. Na sobra, Dodô bateu com o pé esquerdo e obrigou Everson a se esticar para espalmar. Aos 16 minutos, foi a vez de Marquinhos Gabriel puxar da direita para o meio e chutar forte, porém no centro da meta. Já aos 19 minutos, Thiago Neves apareceu livre na grande área, mas calculou mal a finalização e isolou a redonda.
Rogério Ceni decidiu aumentar o poder ofensivo aos 24 minutos, colocando o atacante Fred no lugar de Egídio. Nos primeiros instantes, o meio-campo ficou vulnerável, visto que Dodô retornou à lateral esquerda e apenas Henrique dava combate. O treinador fez alguns ajustes e acertou o posicionamento. E o Cruzeiro deu sequência ao futebol criativo. Aos 27 minutos, Thiago Neves arriscou de fora da área e exigiu outra grande intervenção de Everson. A bola ainda bateu no travessão antes de ir à linha de fundo. Aos 39’, Pedro Rocha se aproveitou de passe errado de Jorge, mas falhou no passe para TN10, que entrava na grande área sem marcação.
Na volta para o segundo tempo, o Cruzeiro resolveu a parada. Logo no primeiro minuto, Fred fez o ‘paredão’ em cima da defesa santista e escorou para Thiago Neves, que bateu no canto esquerdo e fez 2 a 0. Outras oportunidades foram criadas ao longo da etapa complementar. Aos 3’, David concluiu ao lado, após passe de Orejuela. Aos 13’, Orejuela arrematou, e Everson rebateu. Aos 37’, Fred só não fez o segundo dele porque Jorge tirou a bola praticamente em cima da linha. Nos acréscimos, a bola chutada por Rocha da entrada da área resvalou na defesa do Santos e saiu por trás da meta.
CRUZEIRO 2X0 SANTOS
CRUZEIRO
Fábio; Orejuela, Dedé (Cacá, aos 7min do 2ºT), Fabrício Bruno e Egídio (Fred, aos 24min do 1ºT; Henrique e Dodô; Marquinhos Gabriel, Thiago Neves e David (Robinho, aos 22min do 2ºT); Pedro Rocha
Técnico: Rogério Ceni
SANTOS
Everson; Evandro (Pará, aos 8min do 1ºT; depois Luiz Felipe, no intervalo), Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Jorge; Carlos Sánchez (Alison, aos 16min do 2ºT, Diego Pituca e Felipe Jonatan; Derlis González, Sasha e Soteldo
Técnico: Jorge Sampaoli
Gols: Fred, aos 43 minutos do primeiro tempo, e Thiago Neves, a 1 minuto do segundo tempo (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Fred, aos 30min, Thiago Neves, aos 49min do 1ºT (Cruzeiro); Jorge Sampaoli, aos 48min do 1ºT (Santos)
Cartão vermelho: Gustavo Henrique, aos 3min do 1ºT (SAN)
Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data: domingo, 18 de agosto de 2019
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Elio Nepomuceno de Andrade Júnior (RS)