Superesportes

CRUZEIRO

Cruzeiro confirma interesse em Ceni e mantém Dorival Júnior e outros cotados 'em espera'

Diretoria celeste busca novo técnico após saída de Mano Menezes

Rafael Arruda
Trabalho em longo prazo de Rogério Ceni no Fortaleza pode ser empecilho para contratação - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
O Cruzeiro confirmou que Rogério Ceni, técnico do Fortaleza, é um dos profissionais no radar da diretoria para substituir Mano Menezesque saiu do clube após a derrota de quarta-feira para o Internacional, por 1 a 0, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

“É um dos nomes. Mas é uma situação complicada, pois ele está empregado. Sempre é mais difícil contratar técnicos assim”, afirmou ao Superesportes o diretor de comunicação Valdir Barbosa.

Segundo Valdir, o responsável por conduzir o processo de busca por um novo comandante é o diretor de futebol Marcelo Djian. Há a expectativa de anunciar a contratação até domingo.

Mais cedo, a reportagem procurou Daniel de Paula, diretor de futebol do Fortaleza, para comentar o assunto. “Hoje teve treino, o Rogério comandou normalmente. Ele não disse nada sobre contato do Cruzeiro. Se recebeu algum contato direto, não comunicou”, afirmou.

De acordo com Daniel, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, também desconhece o contato do Cruzeiro.

Contratado pelo Fortaleza em 10 de novembro de 2017, Ceni conquistou a Série B, em 2018, o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste, em 2019. 

Na Série B, o Fortaleza somou 71 pontos (21 vitórias, oito empates e nove derrotas) e faturou o título com nove de vantagem sobre o vice-campeão, CSA.

No geral, Ceni tem 94 partidas à frente do Leão do Pici. São 51 vitórias, 18 empates e 25 derrotas, com 60,64% de aproveitamento.

No Campeonato Brasileiro, o Fortaleza é o 14º colocado, com 14 pontos, quatro a mais que o Cruzeiro.
O próximo jogo do time cearense é na segunda-feira, às 20h, contra o CSA-AL, em Maceió.

Rogério também treinou o São Paulo, em 2017, com 14 vitórias, 13 empates e dez reveses em 37 jogos. Os números foram aquém da trajetória como goleiro, de 1990 a 2015. Exímio cobrador de faltas e pênaltis, ele marcou 131 gols em 1237 presenças.

VEJA A AVALIAÇÃO DA TORCIDA ENTRE OS TÉCNICOS LIVRES NO MERCADO

Dorival Júnior

Dorival Júnior recebeu um primeiro contato da diretoria do Cruzeiro, porém as conversas não avançaram. A diretoria, no entanto, ainda não descarta o treinador, sem clube desde que saiu do Flamengo, em dezembro de 2018.

Dorival Júnior está sem clube desde que não teve contrato renovado com o Flamengo - Foto: Jorge Gontijo/EM/D. A Press

Conforme o diretor de comunicação Valdir Barbosa, o nome do profissional, que trabalhou na Raposa em 2007, também “está na lista”.

Sob o comando de Dorival, o Cruzeiro alcançou a quinta colocação do Brasileiro de 2007, com 60 pontos, e se classificou à fase preliminar da Libertadores de 2008. Uma das características daquela equipe era o jogo extremamente ofensivo. Na Série A, foram 73 gols em 38 rodadas.

Outros nomes

Outro nome em pauta é de Adilson Batista. Embora não tenha recebido nenhum contato até o momento, ele é bem avaliado por integrantes da diretoria e também por pessoas politicamente influentes no clube. Seu último trabalho foi no América, em 2018.

Adilson Batista tem apoio de parte da diretoria do Cruzeiro, mas garante não ter sido procurado - Foto: Gladyston Rodrigues/EM

Adilson treinou o Cruzeiro de janeiro de 2008 a junho de 2010. Com perfil motivador, ele ficou notabilizado pelo ótimo retrospecto em clássicos contra o Atlético: nove vitórias, dois empates e uma derrota.

O time também alcançou campanhas expressivas em torneios importantes, como na Libertadores de 2009 (vice-campeão) e nos Brasileiros de 2008 (3º) e 2009 (4º). Os títulos de Adilson pela Raposa foram os estaduais de 2008 e 2009.

Ainda com relação a quem está sem clube, Marcelo Oliveira, bicampeão brasileiro em 2013 e 2014, e Abel Braga, zagueiro celeste de 1981 a 1982, são avaliados positivamente. Entre os empregados, além de Rogério Ceni, foram comentados os nomes de Roger Machado (Bahia) e Tiago Nunes (Athletico-PR).

Interino

Sem vencer há oito jogos, o Cruzeiro terá o interino Ricardo Resende, técnico do sub-20, à frente da equipe diante do Avaí, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo está marcado para domingo, às 16h, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis.

Na Série A, o time celeste triunfou pela última vez na terceira rodada, em 5 de maio, no Mineirão: 2 a 1 sobre o Goiás. Depois, foram quatro empates e seis derrotas.
A 18ª colocação, com dez pontos, é reflexo da sequência negativa.

O Avaí está em fase ainda pior, pois não ganhou nenhum jogo na competição e ocupa a lanterna. São cinco empates e oito derrotas, com cinco gols marcados e 18 sofridos.
.