Já de olho na próxima temporada, o Cruzeiro abriu negociações com o Ajax, da Holanda, para adquirir 50% dos direitos econômicos do lateral-direito Luis Orejuela, de 23 anos. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista colombiano Diego Rueda e confirmada pelo Superesportes.
O valor dos 50% dos direitos está fixado no contrato de empréstimo em 1,5 milhão de euros (cerca de R$6,33 milhões na cotação atual), mas o time celeste busca uma negociação, já que tem até 1º de dezembro para confirmar a preferência de compra. Dificilmente o jogador não permanecerá na Toca II em 2020.
Orejuela foi contratado pelo Cruzeiro ainda no fim de 2018. Ele chegou ao clube para a reserva de Edilson, que havia feito boa temporada em 2017, mas acabou ganhando a posição. Atualmente, o colombiano é o titular da lateral direita celeste.
Com passagens pela Seleção Colombiana - ele só foi cortado da lista final da Copa América em função de uma grave lesão -, Orejuela foi revelado pelo Deportivo Cali-COL. Em 2017, chamou atenção do Ajax, da Holanda, que pagou 3,6 milhões de euros para contratá-lo.
Pelo Cruzeiro, Orejuela já disputou 12 jogos e deu uma assistência. Ele ainda não marcou gols com a camisa celeste.