“Chegou o momento de tomar uma difícil decisão na minha vida e estou aqui pra dividir com todos vocês, que sempre me apoiaram e torceram por mim desde o primeiro dia em que pisei neste clube gigante que é o Cruzeiro. Foram anos de aprendizado, alegrias, títulos, conquistas e algumas tristezas que vieram para nos fazer evoluir. Fiz amigos, irmãos e cresci não só como atleta mas principalmente como ser humano. Fui muito feliz durante esses anos em que vesti essa camisa com o maior prazer do mundo e dando tudo de mim. Mas chegou o momento de seguir outros rumos e buscar novos desafios. Deixo aqui o mais sincero agradecimento à Nação Azul. Vocês fizeram destes anos inesquecíveis e que levarei em meu coração até o fim da minha vida. Estarei sempre na torcida por vocês. Muito obrigado por tudo a todos que fizeram parte da minha trajetória no Cruzeirão Cabuloso, serei eternamente grato a todos vocês”.
. Raniel jogava pelo Cruzeiro desde maio de 2016, quando foi contratado ao Santa Cruz ainda para as categorias de base. Promovido ao time principal em 2017, ele não chegou a se firmar como titular, porém virou uma espécie de “talismã”, fazendo gols e dando assistências em partidas decisivas. O Superesportes listou os momentos mais marcantes do jovem de 23 anos pela Raposa.
Reconhecendo a importância de Raniel, o Cruzeiro também se manifestou nas redes sociais. “Agradecemos ao atleta Raniel pelos relevantes serviços prestados e por honrar nosso manto na base e no profissional. Desejamos ao bicampeão mineiro e da Copa do Brasil boa sorte na sequência de sua carreira. Obrigado pelos gols que já estão eternizados em nossas conquistas!”.
O São Paulo, por sua vez, oficializou a compra de 50% dos direitos econômicos de Raniel, que assinou contrato até 30 de junho de 2024. O tricolor só começará a pagar pelo atleta em 2020. Já o Cruzeiro receberá à vista o valor de R$ 12,9 milhões, uma vez que um empresário ligado à negociação se comprometeu a viabilizar o dinheiro ao clube paulista.