Emerson Ávila foi demitido da função de coordenador técnico das categorias de base do Cruzeiro. Em contato com o Superesportes, nesta segunda-feira, Ávila informou que a dispensa foi por causa de cortes de gastos no clube.
“Me comunicaram que o motivo da saída é corte de despesas. No total, trabalhei no clube por 20 anos. Estava nessa função desde o ano passado”, declarou o profissional de 51 anos.
De acordo com a assessoria de imprensa do Cruzeiro, a saída de Emerson Ávila faz parte do processo de reestruturação das divisões de base.
Com passagens por várias funções na base do Cruzeiro, Emerson Ávila treinou a equipe profissional de forma interina em algumas oportunidades. Na final do Campeonato Mineiro de 2007, assumiu a vaga de Paulo Autuori, demitido depois da derrota por 4 a 0 para o Atlético, no jogo de ida, e comandou a vitória celeste por 2 a 0, na partida de volta – placar insuficiente para a conquista do título. Em 2011, foi efetivado como treinador principal após a queda de Joel Santana. Ele deixou o cargo depois de apenas seis jogos, com quatro derrotas e dois empates, sendo substituído por Vagner Mancini. Em 2009, Ávila era auxiliar de Adilson Batista no vice-campeonato da Copa Libertadores.
Em 2017, Emerson Ávila ganhou os títulos do Campeonato Brasileiro e da Supercopa como treinador do sub-20 do Cruzeiro. Ele assumiu a coordenação técnica da base celeste em março do ano passado.
Além dos trabalhos no Cruzeiro, Emerson Ávila foi técnico da Seleção Brasileira nas categorias sub-17 e sub-20, entre 2010 e 2013. Em 2007, o mineiro conquistou o vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro pelo Ipatinga, garantindo acesso à elite nacional.