Fred marcou pela última vez em 23 de abril, na vitória por 2 a 0 sobre o Deportivo Lara, na Venezuela, pela sexta rodada do Grupo B da Copa Libertadores.
Depois disso, com ele em campo, o Cruzeiro ganhou duas partidas, empatou três e perdeu quatro. Sem qualquer participação do artilheiro, foram um empate e duas derrotas.
Nos jogos com gols de Fred, a Raposa obteve aproveitamento de 83,33%, com nove vitórias e três empates. Ele contabilizou 12 tentos no Campeonato Mineiro e quatro na Libertadores.
Entre os artilheiros do time na temporada, Fred fez 16 gols, o dobro do segundo colocado, Rodriguinho. Completam o ‘top 5’ Thiago Neves (5), Sassá (4) e Marquinhos Gabriel (4). No geral, o Cruzeiro marcou 59 vezes em 33 partidas.
Caso quebre o jejum na retomada das competições e retome os bons números do primeiro semestre, Fred tem boas chances de terminar 2019 entre os 20 maiores goleadores do Cruzeiro. Hoje, Abelardo e Zé Carlos dividem o 20º lugar, com 87 gols cada.
Com a camisa celeste, Fred marcou 76 gols em 112 jogos. A melhor temporada dele pelo clube aconteceu no segundo ano da primeira passagem, em 2005, quando somou 40 gols em 43 partidas.
A próxima oportunidade para o camisa 9 acabar com o jejum será contra o Atlético, dia 11 de julho (quinta-feira), às 20h, no Mineirão. O clássico valerá pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O jogo de volta acontecerá na quarta, 17, às 19h15, no Independência.
Fred também será importante para o Cruzeiro nos duelos diante do River Plate, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O primeiro confronto acontecerá em 23 de julho, às 19h15, no Monumental de Núñez, e o segundo no Mineirão, dia 30, no mesmo horário.
No Brasileiro, torneio em que ainda não contabilizou gol em 2019, Fred poderá colocar fim à seca ante o Botafogo, dia 14 (domingo), às 16h, no Mineirão. Depois, o Cruzeiro enfrentará Bahia (sábado, 20, às 17h, na Fonte Nova) e Athletico-PR (sábado, 27, às 19h, no Mineirão). A Raposa está na zona de rebaixamento, em 18º, com oito pontos em nove rodadas.
.