Ainda esta semana, o Real Madrid deve dar ao Cruzeiro uma resposta sobre a possibilidade de estender o empréstimo do camisa 16. Há dez dias, em entrevista à Rádio Itatiaia, o diretor de futebol cruzeirense, Marcelo Djian, havia afirmado que o clube aguardava o retorno dos espanhóis.
“Nós estamos conversando com o Real Madrid e devemos ter uma posição definitiva na próxima terça-feira. Conversamos também com Lucas Silva e ele veio nos pedir para que não jogasse a sétima partida do Campeonato Brasileiro, porque caso a gente não chegue a um acordo com o Real Madrid ele possa disputar o Brasileiro por outro time. Cedemos e o tiramos dos jogos contra Corinthians e Fortaleza. Ele sempre mostrou profissionalismo aqui conosco, principalmente nesses dois últimos anos. Esperamos ter uma resposta favorável na próxima terça-feira”.
O posicionamento do Real Madrid não veio na data esperada, no último dia 18 de junho. Todavia, o Cruzeiro segue confiante em uma renovação, até pelo fato de o atleta estar ambientado ao grupo e também pela falta de dinheiro para buscar uma nova contratação. Outras equipes têm interesse no jogador, casos de Grêmio, Benfica-POR e Tigres-MEX.
Desde que foi emprestado pelo Real ao Cruzeiro, Lucas Silva disputou 100 jogos e marcou dois gols. Ele conquistou quatro títulos: dois da Copa do Brasil, em 2017 e 2018, e dois do Campeonato Mineiro, em 2018 e 2019. Na primeira passagem pelo clube, de 2012 a 2014, o volante se sagrou campeão estadual (2014) e do Brasileiro (2013 e 2014). No geral, foram 193 partidas com a camisa celeste e seis gols.
No futebol europeu, Lucas Silva não conseguiu colocar em prática o futebol de boa qualidade nos passes e em lançamentos. Pelo Real Madrid, que pagou 14 milhões de euros pelos seus direitos econômicos, o meio-campista esteve em campo somente nove vezes. Já no Olympique de Marselha, da França, ele participou de 33 jogos, mas sem impressionar.
.