O movimento “Somos o Cruzeiro”, formado por torcedores celestes, buscará dialogar com conselheiros para cobrar mudanças no estatuto vigente do clube. Para isso, o grupo promoverá um churrasco na noite desta terça-feira, às 19h, na rua Guajajaras, em frente à Sede Social da agremiação, no Barro Preto. A principal reivindicação é a participação de sócios-torcedores nas eleições.
O churrasco está programado para o mesmo horário de um evento organizado por apoiadores da atual diretoria do Cruzeiro, a chapa “Força Azul”, postulante na eleição do novo Conselho Fiscal, marcada para quinta-feira. De acordo com convite assinado pelo presidente do clube, Wagner Pires de Sá, será uma noite de caldos no parque esportivo do Barro Preto.
De acordo Zion Motta, integrante do "Somos o Cruzeiro", o movimento é apartidário, sem ligações com grupos políticos do clube. A intenção do coletivo é promover pautas de democratização no estatuto do Cruzeiro, para que possa haver maior abertura no regimento. Em algumas agremiações esportivas brasileiras, sócios-torcedores já têm direito a participar das eleições.
“Nós estamos lá com uma proposta para resolver um problema que é crítico no Cruzeiro, o seu estatuto. Ele é fechado, arbitrário e permite que um pequeno grupo de pessoas tome conta do Cruzeiro. Temos uma proposta já lançada, que já existe em outros clubes, é o direito do sócio-torcedor poder votar. Nossa proposta para os conselheiros é que a partir da democratização do Cruzeiro, fique mais fácil fiscalizar, combater a corrupção. Nosso movimento quer pautar a democratização do Cruzeiro. Sabemos que o momento é crítico, mas se simplesmente tirarmos um e colocar outro no lugar, não vamos mudar a estrutura do problema”, explicou.
Noite de caldos
O convite feito por Wagner Pires de Sá para a noite de caldos foi enviado a um grupo de Whatsapp que conta com 160 conselheiros que estariam alinhados ao presidente. Figuras relevantes na administração do clube estão no grupo, como o próprio Wagner, o vice de futebol Itair Machado, e o diretor da sede Campestre, Alexandre Comoretto, conhecido por Gaúcho.
Segundo o documento, trata-se “de uma noite especial de caldos e resenha entre amigos”.
Segundo o documento, trata-se “de uma noite especial de caldos e resenha entre amigos”.
No folheto, chama atenção a logo da “Força Azul”, que é similar ao modelo usado por Wagner Pires de Sá durante as últimas eleições presidenciais. Vale ressaltar que o Conselho Fiscal é um órgão independente e tem a missão fiscalizar as contas e documentos do clube.