Superesportes

CRUZEIRO

Cruzeiro encara decisão contra o Fluminense na pior sequência sob o comando de Mano

Última vitória da Raposa foi no dia 5 de maio: 2 a 1 sobre o Goiás

Thiago Madureira
Mano pressionado no comando do Cruzeiro - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Precisando dar uma resposta à torcida, o Cruzeiro encara o Fluminense nesta quarta-feira, às 19h15, no Mineirão, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Com um elenco caro e muitas opções à disposição, o técnico Mano Menezes tem o objetivo de fazer o time avançar na competição mata-mata em seu pior momento no comando celeste.

Em suas duas passagens pelo Cruzeiro (2015 e 2016-2019), o gaúcho nunca tinha enfrentado uma sequência tão grande sem vitórias. Já são seis jogos sem sentir o gostinho de sair de campo com os três pontos: derrotas para Emelec (2 a 1), Internacional (3 a 1), Fluminense (4 a 1) e Chapecoense (2 a 1); empates com Fluminense (1 a 1) e São Paulo (1 a 1).

Os resultados negativos chegaram após início de ano promissor. O Cruzeiro conquistou de forma invicta o Campeonato Mineiro, com vitória sobre o Atlético na decisão (2 a 1 no primeiro jogo e 1 a 1 no segundo), e ficou em segundo lugar geral na fase de grupos da Copa Libertadores, com cinco vitórias e uma derrota.

O Campeonato Brasileiro, contudo, expôs um time com muitas falhas e pouca ambição. Em sete jogos, apenas sete pontos. São duas vitórias, um empate e quatro derrotas (clique e confira a classificação). Os resultados preocupam a torcida.


Para piorar, a situação fora de campo é grave e tem potencial para atingir o psicológico dos jogadores, embora experientes. A diretoria de Wagner Pires de Sá é suspeita de falsificação de documentos, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

No que se refere aos resultados em campo, a classificação na Copa do Brasil pode desanuviar o céu negro que encobre a Toca da Raposa II até a parada para a disputa da Copa América. A eliminação deixa o ambiente ainda mais pesado. O primeiro jogo ficou 1 a 1, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Na temporada 2018, o Cruzeiro chegou a enfrentar uma sequência de cinco jogos sem vencer, contando um amistoso. Apesar disso, o time conseguiu dar a resposta quando enfrentou momentos decisivos. Em 2017, houve uma sequência negativa de quatro jogos.

Maiores jejuns de Mano no Cruzeiro

2019

6 jogos de jejum
São Paulo 1 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 1 x 2 Chapecoense
Fluminense 4 x 1 Cruzeiro
Fluminense 1 x 1 Cruzeiro
Internacional 3 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 1 x 2 Emelec

2018

5 jogos de jejum
Cruzeiro 1 x 1 Vasco
Chapecoense 2 x 0 Cruzeiro
Paraná 1 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 2 Corinthians (amistoso)
Cruzeiro 1 x 1 Atlético-PR

2017

4 jogos de jejum
Botafogo 2 x 2 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 1 Vasco
Vitória 1 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 2 Avaí

2016

3 jogos de jejum
Cruzeiro 0 x 2 Grêmio
Athletico-PR 1 x 0 Cruzeiro
Grêmio 0 x 0 Cruzeiro

3 jogos de jejum
Cruzeiro 1 x 1 Atlético
São Paulo 1 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 2 Botafogo

2015

3 jogos de jejum
Cruzeiro 2 x 2 Vasco
Cruzeiro 1 x 1 Atlético
Flamengo 2 x 0 Cruzeiro.