“Na referida correspondência, os três conselheiros comunicaram aos fatos ocorridos desde 2018 até a presente data. Torna-se imperativo reiterar que, durante o tempo decorrido do mandato do atual Conselho Fiscal, a Diretoria da Instituição desrespeitou tanto as determinações legais do PROFUT, bem como do Estatuto do Cruzeiro, desconhecendo a autonomia e independência deste Conselho”, diz trecho da carta (leia, na íntegra, ao longo desta reportagem).
“Cabe a este Conselho Fiscal, também, ressaltar que a atual gestão do clube, com a edição da referida instrução normativa, além de ferir a autonomia do Conselho Fiscal, contraria os princípios e práticas de responsabilidade fiscal e financeira e de gestão transparente e democrática do clube, inibe as ações responsáveis da instância fiscalizadora, instaura ambiente fraco de controle interno e de baixa governança, atuando deliberadamente na contramão dos grandes clubes brasileiros e internacionais”, complementa.
O principal pedido dos conselheiros é para revogação de uma instrução normativa do presidente Wagner Pires de Sá que restringe acesso do Conselho Fiscal aos documentos do clube. De acordo com eles, essa instrução normativa “impede o livre e autônomo exercício de suas funções legais e estatutárias”.
Nesta terça-feira, dois dias após as denúncias apresentadas pelo Fantástico, da TV Globo, envolvendo diretores da atual gestão do Cruzeiro, os últimos integrantes do Conselho Fiscal renunciaram aos seus cargos. Valter Batista e Daniel Faria entregaram nova carta a Zezé Perrella.
Em entrevista à reportagem, Perrella explicou como será o pleito para determinar os novos integrantes do Conselho Fiscal. "Preciso convocar uma nova reunião com 15 dias de antecedência. Vou tentar distribuir essa convocação amanhã (quarta-feira), para daqui 15 dias (o que seria 13 de junho, uma vez que prazos judiciais são contados excluindo o dia do início e incluindo o dia do final)", afirmou.
Leia mais: Veja tudo o que sabemos (e noticiamos) sobre as denúncias contra a diretoria do Cruzeiro
. Em entrevista à reportagem, Perrella explicou como será o pleito para determinar os novos integrantes do Conselho Fiscal. "Preciso convocar uma nova reunião com 15 dias de antecedência. Vou tentar distribuir essa convocação amanhã (quarta-feira), para daqui 15 dias (o que seria 13 de junho, uma vez que prazos judiciais são contados excluindo o dia do início e incluindo o dia do final)", afirmou.
Leia mais: Veja tudo o que sabemos (e noticiamos) sobre as denúncias contra a diretoria do Cruzeiro