"Depois de mais de 20 anos na elite do futebol, é o momento de dar um passo para o lado e anunciar que decidi terminar minha carreira como jogador. Começo uma nova vida e quero mostrar meu agradecimento a todos que fizeram o possível para que eu realizasse este sonho. Obrigado a todos", escreveu, em espanhol.
Na imagem da postagem, ele aparece vestindo as cores dos clubes pelos quais passou, além da Seleção Brasileira. Julio Baptista começou a carreira no São Paulo, em 2000. Três anos depois foi negociado com o Sevilla, onde atuou por duas temporadas. Na sequência, passou por Real Madrid, Arsenal e Roma, quando viveu o auge da carreira.
Em 2011, ele passou pelo Málaga. Dois anos depois retornou ao Brasil e atuou pelo Cruzeiro. Em 2016 acertou com o Orlando City, onde permaneceu por uma temporada apenas. Seu último clube foi o Cluj, da Romênia.
O brasileiro estava na equipe desde o segundo semestre de 2018 e teve o contrato rescindido em março deste ano, após poucos minutos jogados. Na Seleção Brasileira, o meio-campista participou de 47 jogos e marcou cinco gols. Ele participou das conquistas da Copa das Confederações, em 2005 e em 2009, da Copa América, em 2004 e em 2007, e foi convocado para duas Copas do Mundo, em 2006 e 2010.