O Mineirão receberá cinco jogos da Copa América (Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
O Comitê Organizador Local da Copa América e os gestores dos seis estádios que serão utilizados na competição anunciaram nesta terça-feira um ajuste na utilização das instalações no período que antecede o início do torneio continental, que será em 14 de junho.
Com isso, o Cruzeiro poderá mandar o duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, em 5 de junho, às 19h15, contra o Fluminense no Mineirão. A partida contra o Corinthians, no dia 9 de junho, às 19h, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, também será realizada no Gigante da Pampulha.
A diretoria celeste já havia anunciado o jogo contra o Tricolor das Laranjeiras no Mineirão, mas ainda dependia da chancela da Conmebol e da CBF.
O acordo entre a Conmebol e os gestores dos estádios permitirá manter o equilíbrio entre a qualidade do gramado e o número de jogos realizados nas arenas, interferindo o mínimo possível nas atividades dos clubes durante a preparação para a Copa América. Além do Cruzeiro, Fluminense, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Corinthians e Bahia também serão impactados pela competição entre seleções.
A definição das datas possibilitará ao Comitê Organizador Local ter de 14 a 21 dias alternados de resguardo do campo para o plantio da grama de inverno, considerando a primeira partida de cada sede. No caso do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o novo gramado, trocado na última semana, já veio semeado com a grama de inverno de lavoura, portanto sem a necessidade de um período tão longo quanto as demais arenas.
Dentro deste período, os clubes farão uso dos estádios, como desejavam, e o impacto dentro das competições que disputam - Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana - será o menor possível.