Jogador do Cruzeiro nas temporadas 2017 e 2018, Rafael Sobis reencontrará o clube celeste neste domingo. Contratado pelo Internacional, ele é uma das opções do técnico Odair Hellmann para o duelo entre gaúchos e mineiros, às 16h, no Beira Rio, em Porto Alegre, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Na Toca da Raposa II, a possibilidade de o atacante revelar os 'segredos' da equipe celeste não preocupa.
“O Sobis teve aqui com a gente, pode passar algumas informações, bolas paradas, algumas jogadas, mas hoje o futebol está muito estudado, independente dele estar lá ou não, todos estudam os times. Nós também estudamos o Inter e vamos tomar as devidas precauções. Muitas coisas são decididas com improviso dentro de campo, ou em características de jogadores que acabaram de chegar, que são diferentes daqueles com que ele atuou por aqui. Futebol está sempre mudando e sempre atualizando’, disse o zagueiro Leo.
Se não há preocupação com esse tipo de revelação, certamente existe preocupação por parte do Cruzeiro com o momento do atacante. Em cinco jogos nesta Copa Libertadores, Sobis marcou três gols. Na partida da última terça-feira, foi decisivo ao fazer os dois tentos do empate do clube gaúcho com o River Plate (2 a 2), no estádio Monumental, em Buenos Aires, na Argentina. No geral, o atacante já participou de 17 partidas pelo clube gaúcho nesta temporada (cinco na Libertadores, duas no Brasileiro e 10 no Estadual). Ele marcou quatro gols.
Odair Hellmann não confirmou a escalação do Internacional para o jogo contra o Cruzeiro, mas a tendência é que Sobis inicie a partida no banco de reservas. Isso porque Paolo Guerrero se recuperou de dores no tornozelo esquerdo e deverá ser utilizado como titular. O provável Internacional tem Marcelo Lomba, Zeca, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago, Rodrigo Dourado (Lindoso), Edenílson, Nonato e D’Alessandro; Nico López e Paolo Guerrero.
Passagem pelo Cruzeiro
Rafael Sobis foi contratado pelo Cruzeiro em 2016. O clube celeste desembolsou cerca de US$ 5 milhões para contratá-lo ao Tigres, do México. A negociação se arrastou porque o atacante era um dos ídolos do time mexicano. De volta ao Brasil, o atacante conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil (2017 e 2018) e um Campeonato Mineiro (2018) pelo clube celeste.
No geral, Sobis balançou as redes 28 vezes em 119 partidas. O atacante tinha contrato com a Raposa até o fim de 2019, mas acertou a rescisão no fim de 2018 e acertou sua transferência para o Internacional. Sobis estava fora dos planos de Mano Menezes, que hoje conta com seis atacantes: Fred, Sassá, Raniel, David, Pedro Rocha e Vinícius Popó.
.