Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

'Senhor Libertadores' no Inter, Sobis reencontrará Cruzeiro, clube do qual foi relegado

Atacante está à disposição para o jogo deste fim de semana, no Beira-Rio

Thiago Madureira
Sobis celebra gol marcado contra o Palestino, pela Libertadores - Foto: AFP / MARTIN BERNETTI

Dispensado pelo Cruzeiro no início da temporada, o experiente atacante Rafael Sobis, de 33 anos, resolveu voltar para a casa. O gaúcho de Erechim acertou com o Internacional, clube que o revelou e do qual é um dos maiores ídolos. No Colorado, o atacante resgatou seu futebol.

Em cinco jogos nesta Copa Libertadores, Sobis marcou três gols. Na partida da última terça-feira, foi decisivo ao fazer os dois tentos do empate do clube gaúcho com o River Plate (2 a 2), no estádio Monumental, em Buenos Aires, na Argentina.

Para o torcedor colorado, Sobis é o 'senhor Libertadores'. O apelido foi parar na TV. O narrador Marco de Vargas, da Fox Sports, usou a alcunha na transmissão dos gols do atacante no jogo contra o River: “Sobis arrisca. É rede.
Golaço! É de Rafael Sobis. É do senhor Libertadores”.

O histórico do atacante com o Internacional na Libertadores é muito positivo. Ele foi bicampeão do torneio com a camisa colorada: 2006 e 2010.

Na decisão de 2006, fez um dos maiores jogos da sua carreira. No Morumbi, o Inter bateu o São Paulo por 2 a 1. Sobis, correu, lutou e jogou muito. Fez os dois gols do jogo. Na volta, participou dos dois tentos do time gaúcho, no empate por 2 a 2.

Em 2010, o Internacional encarou o Chivas Guadalajara na decisão do torneio. Venceu o primeiro jogo fora de casa, no  México, por 2 a 1. Na segunda partida, fez 3 a 2, no Beira-Rio. Rafael Sobis marcou um dos gols.

Sobis marcou dois gols contra o River Plate, no Monumental - Foto: AFP / Juan MABROMATA

Reencontro com o Cruzeiro

Sobis está à disposição do técnico Odair Hellmann para a partida contra o Cruzeiro, neste domingo, às 16h, no Beira-Rio, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro . O titular do ataque é Paolo Guerrero.
O peruano, contudo, se recupera de dores no tornozelo esquerdo, lesionado em jogo da Libertadores contra o Alianza Lima.

Nesta temporada, o atacante participou de 17 partidas (5 na Libertadores, 2 no Brasileiro e 10 no  Estadual). Ele marcou quatro gols.

“O Sobis, no Campeonato Gaúcho, foi bem discreto. Estava chegando ao Inter ainda. Só que na Libertadores ele foi o diferencial do Inter. Aqui se fala muito que Sobis é um jogador feito para Libertadores, principalmente com o Inter, clube no qual foi campeão em 2006 e 2010. Então, ele jogou muito contra o River, fez os dois gols, foi o melhor em campo. Só que é reserva do Guerrero. Então, se espera muito do Sobis, mas o Inter trabalha com ele de maneira diferente. O Inter entende que a condição física dele não é a melhor possível, então vai dar uma segurada e não vai dar sequência para ele justamente para evitar desgaste, mas tem uma expectativa grande em cima dele”, afirmou o jornalista Rafael Pfeiffer, da rádio Guaíba.

Passagem pelo Cruzeiro

Sobis chegou com grande expectativa, mas não vingou no Cruzeiro - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Rafael Sobis foi contratado em 2016 pelo Cruzeiro, que desembolsou cerca US$ 5 milhões ao Tigres, do México.
A negociação se arrastou porque ele era ídolo do time mexicano. De volta ao Brasil, o atacante conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil (2017 e 2018) e um Campeonato Mineiro (2018) pelo clube celeste.

No geral, Sobis balançou as redes 28 vezes em 119 partidas. O atacante tinha contrato com a Raposa até o fim de 2019. Ele, contudo, acertou a rescisão com o clube. Sobis estava fora dos planos de Mano Menezes, que hoje conta com seis atacantes: Fred, Sassá, Raniel, David, Pedro Rocha e Vinícius Popó. .