Pela primeira vez na história do clube, o Cruzeiro pode encerrar a fase de grupos da Copa Libertadores com a campanha perfeita, com seis vitórias em seis jogos. Para isso, a Raposa precisa entrar em campo, nesta quarta-feira, às 19h15, no Mineirão, e bater o Emelec.
Em quatro oportunidades, o Cruzeiro quase atingiu esse feito. Em 1967, sua primeira Libertadores, o clube disputou oito partidas, com sete vitórias e um empate. Estavam na chave celeste Universitario e Sport Boys, do Peru, e Deportivo Galicia e Deportivo Italia, da Venezuela. A igualdade veio em partida em Lima (2 a 2), com o Universitario.
Em 1976, um empate com o Olimpia (2 a 2), no Paraguai, separou a Raposa da campanha perfeita. O Cruzeiro venceu os outros cinco jogos contra Internacional (5 a 4, no Mineirão, e 2 a 0, no Beira-Rio), Sportivo Luqueño (4 a 1, no Mineirão, e 3 a 1, no Paraguai) e Olimpia (4 a 1, em Belo Horizonte).
Nas edições de 2001 e 2011, o Cruzeiro também conquistou cinco vitórias e um empate.
Em 2001, o grupo era formado por Emelec, Olimpia e Sporting Cristal. O curioso é que, naquela ocasião, o adversário desta quarta-feira tirou os 100% de aproveitamento dos mineiros. O clube celeste ficou no 0 a 0 com o Emelec, em Guayaquil.
Em 2011, quando ganhou o apelido de 'Barcelona das Américas' do técnico Diego Aguirre, o time celeste conseguiu goleadas em todos os jogos em casa: 5 a 0 no Estudiantes-ARG, 4 a 0 no Guaraní-PAR e 6 a 1 no Tolima-COL. O empate ocorreu fora de casa, contra o Tolima (0 a 0).
Cruzeiro pode ser o único 100% sem levar gols
Entre os times que ganharam as seis rodadas da fase de grupos, nenhum conseguiu ficar sem levar gol, como pode ocorrer com o Cruzeiro. Em 2001, o Vasco sofreu cinco. Em 2007, o Santos foi vazado uma vez, um a menos que o Boca Juniors, em 2015.