Nesta temporada, o atacante teve confirmado um edema na coxa esquerda, no dia 24 de janeiro. David voltou a jogar no dia 10 de março, contra o Tombense, vitória celeste por 2 a 1. Ele marcou um dos gols.
Contra o Deportivo Lara, no Mineirão, pela segunda rodada do Grupo B da Libertadores, no dia 27 de março, David entrou aos 34 minutos do segundo tempo, mas voltou a sentir dores no local. Nesse jogo, o Cruzeiro venceu por 2 a 0.
"A questão do David, é que ele teve duas lesões durante a temporada. Ele iniciou muito bem, mas teve uma lesão muscular, depois teve a recuperação, voltou contra o Huracán em um jogo decidido, tomou uma batida forte e ficou fora. Ainda está faltando uma sequência maior para ele se firmar", disse Mano ao SporTV.
David jogou contra o Ceará, na vitória do Cruzeiro por 1 a 0. Ele participou do gol de Thiago Neves. Aos 5 minutos do segundo tempo, Robinho tocou para David na linha de fundo, o atacante devolveu para o meio-campista, que finalizou da entrada da pequena área. Diogo Silva fez importante defesa, mas, no rebote, Thiago Neves não desperdiçou.
Mano disse, sem citar o nome de David, que um jogador precisa ser confiável também do ponto de vista físico, dando a resposta em campo e estando à disposição.
"O técnico quer que um jogador esteja sempre à disposição. Não pode ser um titular que joga dois, três jogos, machuca e fica 20 fora. Fica difícil ser aproveitado como outros jogadores. Precisa ser um jogador confiável, que entrega aquilo que é esperado dele. O que procuro respeitar é o rendimento, dar trabalho igual a todos e estabelecer uma competitividade grande interna, sempre com transparência para que eles sintam comprometidos com essa ideia".
Números de David em 2019
9 jogos - 6 no Mineiro, 2 na Libertadores e 1 no Mineiro
3 gols - Patrocinense (1 a 0), Tombense (2 a 0) e Caldense (3 a 0).