Com três gols marcados na vitória por 3 a 0 sobre o Huracán, nessa quarta-feira, no Mineirão, pela quarta rodada do Grupo B da Copa Libertadores, Fred chegou a 74 em 100 partidas com a camisa do Cruzeiro e está bem próximo de se tornar o maior artilheiro do clube no século 21. Para alcançar esse posto, ele precisará balançar a rede mais uma vez. O primeiro colocado é Wellington Paulista, com 75 gols em 160 jogos de 2009 a 2012.
Na temporada 2019, Fred soma 14 gols em 14 jogos. Os três anotados contra o Huracán foram os primeiros do camisa 9 a serviço da Raposa na Libertadores. “Graças a Deus pude fazer esses gols. Tinha uma certa pressãozinha pelos gols na Libertadores, mas eu sabia que ia acontecer, até pela qualidade do nosso time. Pode saber que ainda faltam 50%, que é o Thiago Neves, um fenômeno. As coisas só tendem a melhorar. Nosso time tem muita qualidade, todo mundo que entra, que joga, que entra depois. Mas também temos humildade para reconhecer que não conquistamos nada”.
No geral, Fred alcançou 17 tentos em 31 partidas na Libertadores, igualando-se a Pelé e Robinho entre os brasileiros que mais balançaram a rede no torneio. O primeiro é Luizão, com 29 gols, seguido por Palhinha (ex-Cruzeiro), 25; Célio, 22; e Jairzinho, 21. “Legal, né?! Igualar ao Pelé, o Rei. Eu sou rei dos stories. Mas assim, estou feliz, é uma marca grande para mim, e o mais legal: bater com a marca do Cruzeiro, que é tão forte, tão pesada. Estou feliz por isso tudo e espero poder quebrar mais marcas. O objetivo principal nosso é ganhar títulos. Se puder ganhar títulos quebrando marcas, ficarei feliz”.
Na Copa Libertadores, o Cruzeiro conseguiu se classificar antecipadamente às oitavas de final, já que chegou a 12 pontos no Grupo B, com 100% de aproveitamento. Agora, as atenções do clube estão voltadas para o Campeonato Mineiro. No domingo, às 16h, o Mineirão receberá a partida de ida da final. O time celeste terá de ganhar para diminuir a vantagem do Atlético, que joga por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.
“Agora é virar a chave para o Campeonato Mineiro. O Atlético tem uma boa vantagem. No ano passado ganhamos o campeonato na vantagem, então vamos fazer de tudo para, no domingo, estar inspirados. Esperamos o apoio do nosso torcedor aqui no Mineirão, mais de 60 mil, e a gente dará nossa vida em campo para fazer um bom jogo”, afirmou Fred.
Nessa quarta, o Atlético foi derrotado pelo Cerro Porteño-PAR por 4 a 1, em Assunção, pela quarta rodada do Grupo E da Copa Libertadores. O revés no Paraguai deixou o time em situação delicada na competição, com apenas três pontos em 12 possíveis. Fred não acredita que o cenário desfavorável do rival no torneio continental terá influência na decisão do Mineiro.
“Só positivamente. Não vamos analisar a situação deles, e sim a nossa. Mas em clássico temos que esquecer o que nós fizemos e eles o que estão passando. Independentemente da situação de ambas as equipes, será um clássico bem difícil e bem disputado como sempre foi. A gente vai forte em busca desse bicampeonato mineiro”.
Maiores artilheiros do Cruzeiro no século 21 (jogos entre parênteses)
. Maiores artilheiros do Cruzeiro no século 21 (jogos entre parênteses)
1. Wellington Paulista – 75 (160)
2. Fred – 74 (100)
3. Alex – 64 (123)
4. Arrascaeta – 50 (188)
4. Thiago Ribeiro – 49 (147)
5. Marcelo Moreno – 45 (93)
7. Willian – 40 (185)
8. Kléber – 38 (59)
8. Ricardo Goulart – 38 (106)
10. Guilherme – 36 (84)
10. Montillo – 36 (122)