O Cruzeiro é o único invicto neste início de temporada entre os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Em 17 jogos, a equipe acumula 13 vitórias e quatro empates. Nessa série sem derrotas, a Raposa tem 100% de aproveitamento nas três partidas do Grupo B da Copa Libertadores e está classificada para enfrentar o Atlético na final do Campeonato Mineiro. Para o meio-campista Robinho, autor de dois gols em 14 jogos, o time apresenta um futebol mais vistoso e consistente que o mostrado em 2018.
“A gente está jogando bem. Eu escuto falar isso todo dia. Mas nosso time está jogando bem, conseguindo desenvolver bem o jogo que o Mano está pedindo. Acho que o nosso time está jogando melhor que o ano passado”, disse o meia em entrevista ao Sportv.
Em 2018, nas primeiras 17 partidas do ano, o Cruzeiro já havia sofrido duas derrotas: 4 a 2 para o Racing, na estreia do Grupo E da Libertadores, e 3 a 1 para o Atlético, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Mineiro. Naquela ocasião, além do tropeço no duelo com os argentinos, o clube mineiro empatou sem gols com o Vasco, no Mineirão, o que deixou a equipe em situação diferente à vivida hoje na competição continental.
Mesmo assim, o time comandado por Mano Menezes se reabilitou na Libertadores de 2018 e avançou até as quartas de final, quando foi eliminado para o Boca Juniors. No Campeonato Mineiro, o Cruzeiro conseguiu inverter o placar e superou o rival Atlético no jogo decisivo da final, conquistando o título. Mais tarde, em outubro, a Raposa bateu o Corinthians na decisão da Copa do Brasil e chegou ao segundo título no ano.
Alterações no elenco
O Cruzeiro fez cinco contratações até aqui para a temporada: os meias Rodriguinho e Marquinhos Gabriel, titulares de Mano Menezes; Dodô e Jadson, que entram com frequência no decorrer dos jogos; e Pedro Rocha, recém-apresentado.
“Nosso time, se for ver, saiu apenas o Arrascaeta. Chegaram o Rodriguinho, Dodô, Marquinhos Gabriel, Jadson. Só chegou peça na verdade, não desmontou o time”, disse Robinho.
Como Robinho disse, Arrascaeta foi a principal baixa do elenco cruzeirense. Destaque do clube na conquista da Copa do Brasil de 2018, com um gol na decisão disputada na Arena Corinthians, o uruguaio se transferiu para o Flamengo.
Contratado pelo clube rubro-negro por 13 milhões de euros, Arrascaeta ainda não rendeu o esperado no Rio de Janeiro neste início de temporada. Mesmo com gols importantes no Campeonato Carioca, o jogador amargou a reserva na derrota flamenguista por 1 a 0 para o Peñarol na Libertadores. O uruguaio disputou apenas oito partidas no ano como titular.
“Acho que o Arrascaeta vai dar muito certo no Flamengo. Ele joga muito. Ainda não se adaptou ao jogo do Flamengo. Não está jogando na função dele, que acho que é pelo lado esquerdo. Nos jogos que vejo ele entrar, não está entrando ali, mas ele joga muito e quando se encaixar, vai ser difícil ele sair do time. Ele joga demais”, opinou.