Anunciado como reforço do Cruzeiro nesta terça-feira, Pedro Rocha comentou a publicação feita pelo clube no Instagram. “Sou cabuloso ou não?”, questionou o perfil da Raposa na postagem em que oficializou a contratação do atacante. O jogador respondeu: “É cabuloso”, seguido de emojis da Raposa e com as cores do clube.
Ainda nos comentários, Edilson desejou boas vindas ao atacante. Eles atuaram juntos no Grêmio e participaram da campanha que deu o título da Copa Libertadores de 2017 ao Tricolor. Pedro Rocha também respondeu ao lateral-direito: “Vamos juntos, irmão”, escreveu.
Pedro Rocha é sonho antigo da diretoria do Cruzeiro. Em julho de 2018, o agente do jogador chegou a revelar ao Superesportes uma oferta do clube celeste ao Spartak. Na ocasião, a negociação não caminhou pelos valores exigidos pelos russos.
Já em 24 de janeiro, o vice-presidente de futebol Itair Machado admitiu que o clube buscava viabilizar os valores para reforçar o setor de ataque do Cruzeiro. Na ocasião, além de Pedro Rocha, ele citou Keno, ex-Palmeiras e hoje no Pyramids, do Egito.
O Cruzeiro só poderá inscrever Pedro Rocha na Libertadores a partir das oitavas de final. Nessa fase, a Conmebol permite até cinco modificações da lista original. Renato Kayzer, relacionado com a camisa 22, não faz mais parte do elenco celeste, já que foi emprestado à Ponte Preta até dezembro.
Conhecido pelas características de habilidade e velocidade, Pedro Rocha foi importante nos títulos do Grêmio na Copa do Brasil de 2016 e na Copa Libertadores de 2017. No torneio nacional, ele marcou dois gols no primeiro jogo da decisão, contra o Atlético, no Mineirão (vitória por 3 a 1). Já pela competição continental, contabilizou quatro tentos em seis partidas, antes de ser vendido ao Spartak Moscou por 12 milhões de euros (R$ 45 milhões), no fim de agosto de 2017.
Com a camisa tricolor, Rocha conseguiu números expressivos para um atacante que se posiciona nos extremos de campo: 32 gols e 19 assistências em 126 jogos. No Spartak, que investiu pesado em sua contratação, o jogador balançou a rede apenas uma vez em 17 apresentações.