O Cruzeiro embarcou na tarde desta segunda-feira para Guayaquil, no Equador, onde enfrentará o Emelec nesta quarta, às 21h30, no Estádio George Capwell, pela terceira rodada do Grupo B da Copa Libertadores. Nas redes sociais, o clube celeste divulgou foto dos atletas no avião fretado da companhia paranaense Sideral Linhas Aéreas.
Para o jogo fora de casa, o técnico Mano Menezes tem de volta o lateral-direito Edilson e o meia Rodriguinho, poupados na vitória por 3 a 2 sobre o América, nesse domingo, no Independência, pela primeira partida da semifinal do Campeonato Mineiro.
A provável escalação da Raposa terá Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Romero; Robinho, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel; Fred. O armador Thiago Neves, recuperado de incômodo muscular na panturrilha direita, até treinou com bola na manhã desta segunda, mas não está entre os relacionados. O mesmo vale em relação ao atacante David, ainda com dores na perna esquerda.
Artilheiro do Cruzeiro em 2019, com 10 gols em 11 jogos, Fred ainda busca seu primeiro gol na Copa Libertadores. Na partida da última quarta-feira, contra o Deportivo Lara, no Mineirão, o camisa 9 deu assistências para Rodriguinho e Jadson balançarem a rede na vitória por 2 a 0.
“Estou buscando o primeiro gol na Libertadores. No primeiro jogo eu tive uma chance na pequena área e escolhi rolar para o Robinho e o Ariel, mas eles não chegaram. Mas estou muito tranquilo em relação a isso. Não me cobro tanto por gols. Hoje eu quero participar na vitória do nosso time. Sou atacante, minha vida inteira a prioridade foi fazer gols, é o melhor dos mundos pra mim. Mas hoje o principal pra mim e o Mano tem explorado e cobrado bastante do time é eu ser participativo no geral, seja dando passes, segurando a marcação, abrindo espaços. Mas se sair o gol na Libertadores, ficarei muito feliz”.
Além de vencer o Deportivo Lara, o Cruzeiro bateu o Huracán na estreia por 1 a 0, no El Palacio, em Buenos Aires, na Argentina. O time, portanto, contabiliza 100% de aproveitamento no Grupo B, com seis pontos em duas rodadas. O Emelec é o segundo colocado, com dois pontos.
Em entrevista depois da vitória sobre o América, Mano Menezes projetou o compromisso desta quarta-feira. “Tem jogo para todo gosto de três em três dias. Vamos pensar agora, depois da vitória de domingo, no Emelec. Temos uma situação muito boa na Libertadores, mas não podemos descuidar. Teremos um jogo muito duro lá, sempre foi difícil jogar contra eles lá, e nós temos continuar essa importante caminhada. Temos uma condição adiantada, mas temos que seguir aproveitando o momento, aproveitar que a pressão é maior do outro lado para tentar tirar proveito disso, fazendo um bom jogo lá, que será necessário. Competir muito, são jogos característicos da Libertadores como um todo”, disse o treinador, avaliando em seguida o time do Emelec.
“É um time muito forte fisicamente. É só olhar as características dos times, da seleção. Os jogadores têm uma força física grande e vão exigir bastante da nossa equipe nesse aspecto. Temos que entender rápido o jogo e apresentar soluções. A equipe tem conseguido fazer isso, como fez diante do Huracán fora de casa e vamos tentar fazer contra o Emelec também”.
Será o terceiro duelo entre Cruzeiro e Emelec na história da Copa Libertadores. Em 2001, os clubes mediram forças pelo Grupo 4. Houve vitória cruzeirense por 2 a 0 em Belo Horizonte, com dois gols do meia Geovanni, e empate por 0 a 0 em Guayaquil.
.