Fred viveu noite de garçom e chegou à terceira assistência pelo Cruzeiro em 2019. Somente o meia Robinho, notabilizado pela qualidade nos lançamentos, está acima do centroavante no fundamento, com quatro passes. Na visão do artilheiro, o crescimento é fruto de muito treinamento na Toca da Raposa 2.
“Gosto de jogar de costas, escorando a bola, às vezes giro também para mim. Os jogadores têm me usado muito ali na parede, como pivô, tem saído gols assim, boas triangulações, boas jogadas. A gente acaba chamando a atenção do defensor e dando espaços para os jogadores cortarem pelas costas. Tudo bem treinado, o Mano tem pedido bastante e ensaiado essas jogadas. Vem dando certo”.
O mapa de calor de Fred no jogo contra o Deportivo Lara mostrou um posicionamento concentrado na grande área. Para encaixar alguma tabela ou até mesmo abrir espaços, ele procurava se antecipar à marcação venezuelana sempre que Marquinhos Gabriel, Rodriguinho e Robinho conduziam a bola. O atacante ainda chegou a fazer um gol, porém a arbitragem viu impedimento inexistente de Marquinhos Gabriel, responsável pela assistência.
No jogo de quarta-feira, Fred se concentrou dentro da área do Deportivo Lara, segurando os defensores adversários. Além das assistências para Rodriguinho e Jadson, jogador finalizou quatro vezes (duas certas) e acertou 17 de 26 passes (69,2%) - Foto: Reprodução/site oficial da Conmebol
Seja com gol ou passe, Fred é exaltado pelos companheiros de elenco. “É um atacante bem centroavante, um homem de área. Ele sabe jogar, faz muito bem essa função, tem muita qualidade técnica e ajuda muito o time. Com dois pivôs dele, a gente conseguiu fazer os gols”, avaliou o volante Lucas Romero.
Se ainda não balançou a rede na Copa Libertadores, Fred briga pela artilharia no Campeonato Mineiro. Com sete gols, só marcou menos que Alerrandro, do Atlético (8). Neste domingo, às 16h, o Cruzeiro enfrentará o América, no Independência, pela partida de ida da semifinal. Ainda sem saber se será poupado por Mano Menezes, já que na quarta há compromisso contra o Emelec pela Copa Libertadores, o centroavante ressaltou o carinho ao clube pelo qual iniciou a carreira e afirmou esperar confronto difícil no mata-mata (a Raposa avançará com dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols nos dois duelos).
“Clássico é diferente, ainda mais por eu ter uma história no América, onde foi meu início. Sou muito grato pelo que o América fez, me mostrou para o Brasil e para o mundo. Mas vamos com tudo neste domingo, procurar descansar, porque tenho certeza que será muito difícil. O América é uma equipe muito boa, competitiva, muito bem organizada em campo. Vamos enfrentar uma pedreira no Independência”.
Aos 35 anos, Fred tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2020. Ele ocupa a 28ª posição entre os maiores artilheiros da história do clube, com 67 gols em 96 jogos. Na trajetória profissional, iniciada em 2003, são 376 tentos em 689 partidas.
Números de Fred em 2019
Jogos: 10
Gols: 7
Assistências: 3
Na carreira
Cruzeiro: 96 jogos e 67 gols
Atlético: 83 jogos e 42 gols
Fluminense: 288 jogos e 172 gols
Lyon: 125 jogos e 43 gols
Lyon: 125 jogos e 43 gols
América: 57 jogos e 34 gols
Seleção Brasileira: 40 jogos e 18 gols
Total: 689 jogos e 376 gols
. Total: 689 jogos e 376 gols