O jovem de 22 anos estava fora de combate desde 24 de fevereiro, quando jogou por apenas 45 minutos no empate por 1 a 1 com a URT, no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas, pela oitava rodada do Estadual. Desde então, passou por tratamento na fisioterapia para eliminar o risco de sofrer problema mais grave. Em 2019, Raniel disputou sete partidas e marcou três gols. No geral, ele contabiliza 16 tentos em 86 jogos pelo Cruzeiro.
Também nesta quinta, o meia Thiago Neves realizou exercícios funcionais sob a supervisão do fisioterapeuta Charles Costa. Com incômodo na panturrilha direita, o camisa 10 só será liberado para treinar com o elenco assim que estiver sem resquícios da enfermidade. “Ele está fazendo uma parte física 'ergonômica', corrigindo alguns movimentos que estão influenciando no quadro dele. Não queremos que ele fique nesta corda bamba”, explicou o médico Sérgio Campolina.
Quem foi titular na vitória por 2 a 0 sobre o Deportivo Lara, pela segunda rodada do Grupo B da Copa Libertadores, dedicou-se ao trabalho regenerativo. Os que entraram no segundo tempo (Rafinha, David e Jadson) ou não atuaram participaram de atividade técnica em campo reduzido. Em entrevista coletiva nessa quarta, no Mineirão, o auxiliar técnico Sidnei Lobo comentou a possibilidade de preservar atletas desgastados diante do América.
“Vamos ainda fazer as avaliações e ver como os atletas estão. Certamente amanhã a gente já vai esboçar uma equipe para enfrentar o América. Primeiramente vamos fazer uma avaliação dos atletas, ver quem tem condições, se tiver que fazer alguma troca como temos feito durante o ano. Não será diferente. Vamos conversar com cada atleta e saber qual a condição deles. Eles se empenharam muito no jogo, então depois de 24 horas, ou um pouquinho menos, começaremos a ter uma noção mais clara para projetar o clássico”.
O Cruzeiro quer manter o grupo em boas condições físicas porque já jogará pela Libertadores na quarta-feira, às 21h30, contra o Emelec, em Guayaquil. A delegação viajará ao Equador na segunda e terá apenas dois dias de descanso e preparação visando ao terceiro compromisso pela competição continental. No sábado seguinte, às 19h, a Raposa enfrentará o América pela partida de volta da semifinal do Estadual.
No Campeonato Mineiro, o Cruzeiro terá a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, pois terminou a primeira fase em segundo lugar, à frente do América (3º). Na outra chave, o Atlético, líder da etapa classificatória, precisa da mesma combinação para eliminar o Boa (4º).
. No Campeonato Mineiro, o Cruzeiro terá a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, pois terminou a primeira fase em segundo lugar, à frente do América (3º). Na outra chave, o Atlético, líder da etapa classificatória, precisa da mesma combinação para eliminar o Boa (4º).