Afastado dos gramados em três oportunidades nesta temporada em função de problemas na panturrilha direita, o armador Thiago Neves vem recebendo cuidado especial no Cruzeiro. A intenção é que ele só volte aos treinos com bola e, posteriormente, aos jogos quando estiver completamente recuperado e com condição física de suportar as exigências das atividades diárias.
Segundo o chefe do departamento médico celeste, Sérgio Campolina, o camisa 10 vem respondendo bem ao tratamento e a previsão é que volte aos treinos na semana que vem. Aí, dependeria de recondicionamento físico para ficar novamente à disposição do técnico Mano Menezes. “Ele está fazendo uma parte física 'ergonômica', corrigindo alguns movimentos que estão influenciando no quadro dele. Não queremos que ele fique nesta corda bamba”, explica o médico.
Nessa semana, Thiago Neves já foi visto nos campos da Toca da Raposa II, mas para exercícios de fisioterapia sob o comando de André Rocha. A primeira vez em que o armador esteve no departamento médico este ano foi ainda na pré-temporada, em janeiro. Isso fez com que perdesse as duas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro.
Thiago estreou em 2019 no clássico contra o Atlético, em 27 de janeiro, no Mineirão. Depois, jogou mais duas partidas, contra Boa e Villa Nova, mas novamente sentiu incômodo na panturrilha direita, que o tirou de ação por cerca de um mês. O meia voltou no dia 10 deste mês, mas teve de deixar o campo aos 37min do primeiro tempo do jogo com o Tombense por novamente reclamar de incômodo no local em que já havia tido problemas.
De acordo com Sérgio Campolina, ainda que as contusões de Neves tenham sido em pontos diferentes, isso leva a uma maior precaução. “Tem muita 'cicatriz' nesse músculo”, argumenta o médico, sobre o reforço que vem sendo feito para que o jogador acompanhe a carga de trabalho dos demais.
Outro atleta que vinha sob os cuidados médicos era o atacante Raniel. Recuperado de lesão muscular na coxa direita, ele foi liberado para a preparação física esta semana e retornou aos trabalhos com bola nesta quinta.
MINEIRO
Depois vencer o Deportivo Lara por 2 a 0 na Copa Libertadores, o Cruzeiro se prepara para a primeira partida das semifinais do Campeonato Brasileiro, contra o América, domingo, às 16h, no Independência. Por ter melhor campanha, a Raposa vai à final com dois empates ou vitória e derrota por mesma diferença de gols.
No início da semana, a equipe celeste volta a se concentrar na competição continental, viajando na segunda-feira para o Equador, onde enfrentará o Emelec, em Guayaquil, às 21h30 de quarta-feira. O jogo é pela terceira rodada do Grupo B.