
O técnico Mano Menezes avaliou a forma como a série invicta foi construída. Para ele, o time poderia ter empatado menos na competição. “Eu não vejo peso nenhum em não perder, senão o futebol fica de ponta-cabeça. Mas eu sei que de vez em quando as pessoas começam a criar isso. Você estabelece um período longo e todo mundo começa a falar. A gente não fala isso internamente, mas vê como consequência natural de um bom trabalho. Até acho que tivemos empates demais nessa nossa série invicta. Se não tivéssemos tantos empates, estaríamos terminando a primeira fase em primeiro lugar”.
No Estadual, o Cruzeiro venceu Guarani (3 a 1), Patrocinense (1 a 0), Villa Nova (3 a 0), Tupynambás (3 a 0), Tombense (2 a 0), Tupi (3 a 0) e Caldense (3 a 0). Os empates foram com Atlético (1 a 1), Boa (2 a 2), América (0 a 0) e URT (1 a 1). Na continuidade de sua resposta, Mano voltou a enaltecer a sequência sem perder, porém observou que isso só terá validade se o time superar o Patrocinense nas quartas de final.
“É uma consequência daquilo que está acontecendo e motiva sim, tudo motiva. Todas as coisas boas usamos para motivar os jogadores. Mas não se inverte a hora das coisas, porque não adiantará nada termos chegado aqui sem perder se perdermos no sábado, no momento mais importante. Ninguém vai valorizar nossa invencibilidade se a gente não tiver competência para, na hora mais importante, construirmos vitórias para chegar à reta final e avançar até o título”.
O Cruzeiro jogará contra o Patrocinense no sábado, às 19h, no Mineirão. Conforme o regulamento do Estadual, haverá disputa de pênaltis em caso de igualdade no tempo normal. Somente a partir da semifinal é que times de melhor campanha na primeira fase terão vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.
No Mineiro de 2018, Cruzeiro e Patrocinense também se enfrentaram nas quartas. Melhor para o time celeste, que venceu por 2 a 0, com dois gols do atacante Raniel, e caminhou até o título. O retrospecto geral de duelos aponta oito vitórias para a equipe da capital e três empates. O encontro pela primeira fase de 2019, no Mineirão, terminou com triunfo do time da casa por 1 a 0, gol do atacante David.
Defesas menos vazadas da primeira fase do Mineiro
1- Cruzeiro - 5 gols
2- Atlético - 6 gols
3- América - 9 gols
4- Tombense - 11 gols
5- Caldense - 12 gols
6- Patrocinense - 13 gols
6- Guarani - 13 gols
8- Boa - 16 gols
8- URT - 16 gols
10- Tupynambás - 18 gols
11- Villa Nova - 21 gols
12- Tupi - 23 gols
Invencibilidade do Cruzeiro nas últimas edições do Mineiro (primeira fase)
2019 - 7 vitórias e 3 empates
2018 - 9 vitórias e 2 empates
2017 - 8 vitórias e 3 empates
2016 - 9 vitórias e 2 empates