No começo da temporada 2019, Marquinhos Gabriel e David têm sido utilizados por Mano Menezes abertos pelo lado esquerdo na linha de três meias. Tanto que eles jogaram juntos apenas em duas ocasiões: nas vitórias sobre Tombense (2 a 0, no Mineirão) e Tupi (3 a 0, em Juiz de Fora). Cada um tem suas características peculiares: David é uma espécie de segundo atacante que alia velocidade e vigor físico; Marquinhos funciona bem no drible, na recomposição e no auxílio aos laterais. O perfil mais próximo ao de Rafinha favorece o camisa 20 na briga por uma vaga na equipe.
“Pelo conjunto da obra. A equipe está bem montada, tem uma base dos outros anos, então é só chegar e ajustar algumas coisas. Sabemos o que o Mano quer como equipe, então é colocar em campo o que a gente sabe que tudo dará certo”, afirmou o ex-jogador do Corinthians, que garante estar adaptado à filosofia de trabalho do treinador. “Nos treinamentos, o Mano é bem claro no que ele pensa como equipe e como ele quer que a gente jogue. Isso facilita muito, e a gente procura sempre conversar quando dá. Acho que isso tem ajudado muito. Nos primeiros dias já brincamos e conseguimos a confiança do grupo. Isso facilita para a gente”, acrescentou.
No ranking de desarmes certos elaborado pelo Footstats, Marquinhos Gabriel leva grande vantagem: seis intervenções em sete partidas, contra apenas uma de David em quatro jogos. O meia também está à frente em assistências para finalizações (11 a 6), dribles (8 a 0), média de passes completados por jogo (20,9 a 15,3) e cruzamentos certos (15 a 2). Em compensação, David já marcou dois gols no Mineiro, ao passo que o concorrente ainda não balançou a rede. Os jogadores estão empatados em assistências para gols: uma de cada.
Independentemente de quem iniciar o jogo, o objetivo é um só: fazer boa partida diante da Caldense e seguir com a confiança em alta no restante do torneio. “Agora o Campeonato começa a entrar na reta final. Precisamos fazer bons jogos como fizemos no fim de semana, aproveitando as oportunidades. Os dois empates nos clássicos que não deixaram a gente alcançar o primeiro lugar. Mas acho que temos uma boa equipe para conquistar esse título. Vamos fazer o possível para trazer esse título para cá”, concluiu Marquinhos Gabriel.
. Se Rafinha ainda é dúvida, Mano Menezes não poderá contar com o lateral-esquerdo Egídio e o zagueiro Dedé, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Dodô foi confirmado como substituto do camisa 6, enquanto Murilo e Fabrício Bruno (o primeiro sendo o favorito) postulam a parceria com Leo. O treinador ainda pode realizar outras mudanças e escalar formação mista diante da Caldense, pois o Cruzeiro precisará de força máxima no confronto único das quartas de final, provavelmente no sábado. Na quarta-feira seguinte (27/3), às 21h30, será a vez de pegar o Deportivo Lara, no Mineirão, pela segunda rodada do Grupo B da Copa Libertadores.