Transmissão de jogo do Cruzeiro no Facebook forçará adaptação de bares em equipamentos
Estabelecimentos terão de ajustar televisores para atraírem público. Atraso de 30 segundos da rede social em relação ao tempo real favorecerá emissoras de rádio que vão à Argentina
A estreia do Cruzeiro na edição 2019 da Copa Libertadores, quinta-feira, às 19h, em Buenos Aires, contra o Huracán-ARG, terá uma novidade: suas imagens serão transmitidas para o Brasil apenas pelo Facebook. Isso provoca mudanças na forma de acompanhar os jogos e obriga torcedores, bares, restaurantes e até a imprensa a se readequarem.
O duelo poderá ser visto nos perfis oficiais do clube celeste e da Conmebol Libertadores na rede social. Isso pode ser feito por computador, tablet e smartphone. E aí estarão sujeitos à velocidade da rede, sendo preferencial usar conexões a cabo. Para ver na TV, ela deve ser do tipo smart ou ter entrada para aparelhos como Apple TV e Google Cast, que custam cerca de R$ 550 e R$ 200, respectivamente. Outra opção é conectar televisor e PC por meio de um cabo HDMI.
No caso de bares e restaurantes, está havendo verdadeira corrida contra o tempo em alguns casos. “Tivemos de remanejar alguns Pc’s (computadores de mesa) para conectá-los às telas. Temos quatro TV’s de 32 polegadas e uma de 49 polegadas, mas só devemos passar o jogo nos dois telões em função da conexão com internet”, diz Marcos Andrade, gerente da Confraria Celeste, no bairro de Lourdes.
Ele acredita que o Brasil ainda não está preparado para as transmissões só pela internet, justamente pela oscilação da rede. “Vamos torcer para dar tudo certo, estamos fazendo o possível para oferecer o melhor aos clientes.”
Havia quem ainda nem soubesse da necessidade de mudanças para conseguir transmitir a estreia da Raposa. Caso de José Márcio Ferreira, o Marcinho, dono do Barbazul, localizado no início da Avenida Getúlio Vargas, na Região Centro-Sul da capital. “Realmente, nem sabia dessa história de Facebook. Vamos fazer o que for necessário para transmitir os jogos com qualidade.”
Outro nessa situação é o Bar Tudo Legal, que fica na Rua Paulo Afonso, esquina com Avenida do Contorno, no bairro Cidade Jardim. Pego de surpresa pela novidade, o estabelecimento já trabalha para ter pelo menos cinco das nove TV’s transmitindo a partida. “Não estava sabendo e já estou correndo atrás”, garante Emílio Cruz, proprietário.
Por outro lado, alguns bares estão preparados para mostrar os jogos que serão transmitidos pela internet. Um deles é o Itatiaia Rádio Bar, na Rua Pium-Í, no Anchieta, que se orgulha de ter “o maior videowall da América Latina, com 4m de largura por 2,5m de altura”. “Estamos prontos”, diz a funcionária Nayane Palhares.
O Varanda do Coréu também diz ter se ajustado. “As nossas sete TV’s são smart e estão preparadas para mostrar o jogo via Facebook”, declara a gerente Ana Lúcia Aparecida.
EM VANTAGEM
A transmissão exclusiva impactará o trabalho dos profissionais de rádio em Minas. Somente três emissoras de Belo Horizonte farão a cobertura diretamente em Buenos Aires: Rádio Itatiaia, Rádio 98 FM e Rádio Super Notícia.
Por causa do atraso de 30 segundos das imagens do Facebook em relação ao sinal do rádio, quem estiver no estádio terá a vantagem de narrar o gol “em primeira mão”. Por isso, a Rádio Itatiaia se programou para levar equipe completa. E prevê que essa tônica seguirá desafiando o radialismo. “Será um rumo sem volta. As áreas comerciais estão vendendo as redes sociais a cada dia com mais frequência”, afirma a diretora de Esportes, Úrsula Nogueira.
A Rádio 98 FM, conhecida pelo viés humorístico, enviará à Argentina um narrador e um repórter. “Nenhum cruzeirense terá paciência de assistir ao jogo no Facebook sem sintonizar o aparelho de rádio”, projeta Adroaldo Leal, responsável pela cobertura celeste.
As demais emissoras vão transmitir o jogo em estúdios. Apesar do atraso de 30 segundos, os profissionais não acreditam que interferirá na audiência. “Em Itapecerica, os sinais das emissoras que vão estar in loco no jogo do Cruzeiro não são tão bons, então para a gente é tranquilo. Tem a fidelidade das rádios locais que fazem futebol. Cada rádio tem seu público”, opinou Adilson Martins, repórter da Rádio Ita.
Para Roger Luiz, narrador da Ita, a grande preocupação é em relação ao sinal de internet. “É uma ferramenta nova e diferente, mas que vem crescendo a cada dia. Em questão de audiência, será ótima. Porém, para o famoso ‘tubão’, será prejudicial pelo delay (atrasar, em inglês), e até mesmo pela internet, pois a qualidade dela precisa ser boa, para não cair a transmissão. Além disso, a imagem, poderá não ter a mesma proporção da TV. Entretanto, para quem já transmitiu em ‘voo cego’ , como acontece no rádio, às vezes, isso não será problema. Mas que será diferente, isso com certeza”.
Já Sulimar Silva, repórter da Rádio Inconfidência, lamenta a ausência do veículo da cobertura in loco no El Palacio. “Tem aquele público que vai acompanhar primeiro, já acontece isso com a transmissão HD, com uma diferença menor ou maior em relação às rádios. Mas vai ser um desafio, uma novidade. Não deixa de ser também uma reflexão e uma maneira de pensar que a Inconfidência deveria estar lá também, em vez de estar aqui”.
O Facebook fechou contrato até 2022 com a Conmebol para transmitir 46 partidas por ano na Copa Libertadores. No Brasil são 27 jogos com exclusividade às quintas-feiras para a empresa de Mark Zuckerberg. Outros 19 terão simultaneidade com a TV nos demais países sul-americanos. Os direitos valerão até as quartas de final da competição.