Superesportes

CRUZEIRO

Elevar confiança de Murilo é tarefa prioritária de Mano até estreia do Cruzeiro na Libertadores

Defensor de 21 anos se mostrou inseguro diante da URT, em Patos

Roger Dias
Mano Menezes precisa de Murilo confiante para jogo contra o Huracán na Argentina - Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
Um dos destaques do Cruzeiro na temporada passada, quando conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil, a defesa merecerá atenção especial do técnico Mano Menezes até a estreia na Copa Libertadores, diante do Huracán, em 7 de março (quinta-feira), às 19h, no El Palacio. Com a suspensão de Dedé, o comandante usará os próximos treinos para que o prata da casa Murilo ganhe entrosamento e confiança para ser o parceiro de Leo na Argentina.

O baiano de São Gonçalo dos Campos foi testado desde o início no empate por 1 a 1 com a URT, em Patos de Minas, mas cometeu erros – sobretudo no segundo tempo – que deixaram o treinador em estado de alerta. Em 2019, o jogador de 21 anos atuou quatro vezes, sendo titular também na vitória sobre o Patrocinense por 1 a 0 e no empate com o Boa por 2 a 2.

Sem apontar qual deve ser a zaga titular, Mano afirma que a configuração da equipe que atuará fora de casa está praticamente pronta: “A base é essa, mas projetamos ter o Fred retornando, projetei para ter Edílson lá, por isso o tirei (do jogo contra a URT) para fazer encaminhamento de preparação bem adequada para o jogo que vai exigir bastante, e aí vamos ver Thiago Neves (que faz tratamento). Temos nove dias para chegar lá. Vamos ver a questão do David, mas a base é a que jogou contra a URT”.

Murilo tem como desafio nos próximos dias intensificar a condição física e melhorar o entendimento com Leo. Ele tinha outros concorrentes para a defesa, mas saiu à frente por justamente ter mais partidas pelo time e conhecer mais o grupo. Outro jogador revelado na base celeste, Fabrício Bruno voltou de empréstimo da Chapecoense a pedido de Mano Menezes e tinha como experiência ter disputado uma edição de Libertadores como titular justamente pelo time catarinense (em 2017). E Cacá é mais um que vem treinando, mas tem apenas dois jogos como profissional.

Se hoje é a primeira opção no banco, Murilo já esteve no radar do Benfica, de Portugal, no ano passado.
O Cruzeiro estava negociando a venda do jogador por cerca de R$ 15 milhões, mas o acordo esfriou depois da ascensão de Dedé ao time titular e consequentemente a ida do jovem zagueiro para a reserva.

MACHUCADOS 

Os médicos do Cruzeiro vão reavaliar nesta terça-feira a situação dos atacantes Marquinhos Gabriel e Raniel, que deixaram o campo lesionados na etapa inicial contra a URT. O primeiro se queixou de dor na coxa esquerda ao sofrer pancada logo no início do confronto. Já o segundo reclamou de dor na coxa direita. “Vamos avaliar com calma, quando voltarmos, e aí passamos uma posição. Acredito que talvez seja isso. Marquinhos mais leve, Raniel um pouco mais (sério), mas precisamos conferir tudo na volta a Belo Horizonte”, afirma Mano Menezes.
.