Com o quarto empate no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro chegou aos 16 pontos, se manteve na terceira posição e se distanciou do líder Atlético, que tem 19. O América, segundo colocado, venceu o Boa Esporte e chegou aos 18 pontos.
O Cruzeiro agora muda a chave e passa a se concentrar na estreia da Copa Libertadores. O time celeste enfrenta o Huracán em 7 de março (quinta-feira), às 19h, no El Palácio, em Buenos Aires. O duelo na Argentina será transmitido exclusivamente pelo Facebook. O próximo compromisso da equipe pelo Estadual é diante do Tombense, em 10 de março (domingo), às 16h, no Mineirão. A URT terá pela frente o Guarani, no sábado, às 16h, no Farião, em Divinópolis.
O jogo
Com dificuldade para trocar muitos passes em função do gramado pesado, o Cruzeiro tentou explorar os chutes de longa distância e as bolas aéreas na primeira metade do tempo inicial de jogo. Marquinhos Gabriel e Rodriguinho testaram de fora da área, mas não acertaram o gol de Marcão. Em oportunidades pelo alto, Dedé e Murilo erraram as finalizações de cabeça. O time celeste concentrou suas ações no lado esquerdo de ataque.
As chances, ainda que não muito claras, se intensificaram até sair o primeiro gol da partida. Aos 31', depois de Luis Orejuela cruzar da linha de fundo, a bola sobrou para Marquinhos Gabriel. Ele finalizou Marcão espalmou e Rodriguinho, no rebote, marcou para o Cruzeiro. 1 a 0. Foi o segundo tento do meia com a camisa celeste. A URT não demorou muito a responder. Aos 47, Reis recebeu na área, deixou Murilo no chão e finalizou rasteiro, sem chances para Fábio. 1 a 1.
Depois de marcar nos instantes finais do primeiro tempo, a URT voltou do intervalo para esperar o Cruzeiro em seu campo defensivo e partir em contra-ataque. O time celeste tentou aproveitar o pouco espaço que tinha, especialmente no lado esquerdo com Egídio e Renato Kayzer. Aos 7', o atacante finalizou de dentro da área após ganhar dividida com Gladstone. Marcão fez importante defesa.
Aos 13', Rodriguinho recebeu a bola na grande área e, antes do domínio, foi derrubado por Patrick Recife. Ele pediu pênalti, mas o árbitro Emerson de Almeida Ferreira, que estava muito próximo ao lance, não marcou a falta no camisa 23. O Cruzeiro seguiu buscando as oportunidades, mas encontrou dificuldade na construção das jogadas. Dessa forma, a equipe de Mano Menezes empatou seu quarto jogo no Estadual – o segundo consecutivo –, chegou aos 16 pontos e se distanciou do líder Atlético, que já soma 19.
URT 1X1 CRUZEIRO
URT
Marcão; Rodney, Gladstone, Marcos Vinícius e Djalma Silva; Gílson, Douglas Maia, Patrick e Rafael Oller (Carrara); Juninho Potiguar (Kaio Wilker) e Reis. Técnico: Ito Roque
CRUZEIRO
Fábio; Orejuela, Dedé, Murilo e Egídio; Henrique e Lucas Romero; Robinho, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel (Renato Kayzer); Raniel (Sassá). Técnico: Mano Menezes
Gols: Rodriguinho (31'1ºT) e Reis (47'1ºT)
Cartões amarelos: Gladstone, Rafael Oller, Rodney (URT); Sassá (Cruzeiro)
Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Zama Maciel, em Poços de Caldas (MG)
Data e horário: 24 de fevereiro de 2019 (domingo), às 19h
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Ricardo Júnio de Souza e Frederico Soares Vilarinho
.