O ex-jogador Juan Pablo Sorín participará da festa de apresentação para a temporada 2019 do Mushuc Runa, clube equatoriano administrado por uma cooperativa indígena. Na solenidade, que ocorrerá em 2 de fevereiro, o ídolo do Cruzeiro deverá jogar por alguns minutos. Até camisa personalizada ele receberá no estádio, que tem capacidade para pouco mais de 5 mil torcedores.
Mushuc Runa, que significa "Homem Novo", foi fundado em 2003. Na temporada passada, conquistou a Segunda Divisão. Como campeão, ganhou o direito de disputar um playoff com o 8º colocado do Campeonato Equatoriano por uma vaga na Copa Sul-Americana. O Mushuc Runa bateu o Aucas e garantiu a classificação para a competição da Conmebol.
"Vai ser um prazer conhecer de perto o projeto esportivo, assim como também o sistema de cooperativa indígena, que despertou a curiosidade de muita gente. Aproveitarei para conversar com os jogadores de base, com o povo da cidade, os jogadores profissionais e conhecer muito mais da cultura local", disse o ex-jogador do Cruzeiro, em vídeo divulgado nas redes sociais.
O projeto do Mushuc Runa passa pela valorização do povo indígena, oferecendo oportunidade nas categorias de base aos jovens da província de Tungurahua, onde a equipe está localizada, com o objetivo de levar um indígena à Seleção Equatoriana.
"Meu projeto é romper barreiras mentais, não é fazer de mim um cara rico, mas elevar a autoestima dos indígenas.
O convite a Sorín surgiu após o encantamento do ex-jogador pelo projeto do clube. O ídolo celeste fez um post elogiando a agremiação, em dezembro do ano passado.
"Tenho outro clube que simpatizo no mundo, é no Equador. Genial a história do Mushuc Runa, que pertence aos nativos de origem indígena. Seu nome em quichua significa Homem Novo. O time jogará a Sul-Americana pela primeira vez", disse Sorín.
.