O técnico Mano Menezes variou o posicionamento da equipe do Cruzeiro. Quando a bola rolou, David estava aberto pelo lado direito, enquanto Rafinha atuava na esquerda. Em determinadas circunstâncias, o camisa 11 se aproximou de Raniel. Assim, o time alternou entre o 4-2-3-1 e o 4-4-2.
Nos primeiros minutos, só deu Cruzeiro no campo de ataque. Logo aos 3min, Rafinha tabelou com Robinho e chutou para o fundo das redes, mas em posição de impedimento. O gol foi corretamente anulado. Aos 11min, David se aproveitou de falha da defesa do Guarani e rolou para a Lucas Silva, que bateu por cima.
Pelo volume de jogo da Raposa, o gol era questão de tempo. Aos 14min, Edilson fez passe longo para David, que correu em direção à linha de fundo e cruzou com efeito para a grande área. Raniel "matou" a redonda na coxa e finalizou rasteiro na saída de Leandro: 1 a 0.
O segundo tento cruzeirense não demorou a acontecer. Aos 18min, Robinho recebeu lançamento de Lucas Silva, ajeitou para o pé esquerdo e chutou no canto direito do goleiro do Guarani: 2 a 0.
Robinho recebeu assistência de Lucas Silva e fez o segundo gol do Cruzeiro no triunfo por 3 a 1 - Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press
O placar poderia ter virado goleada, mas Raniel desperdiçou grande chance aos 37min, quando recebeu cruzamento de Egídio e, com o gol praticamente aberto, concluiu de voleio por cima. Aos 39min, em nova assistência do lateral-esquerdo, David cabeceou ao lado direito, tirando tinta da trave. Já aos 41min, Rafinha partiu em velocidade e se livrou da marcação, porém concluiu fraco, nas mãos do goleiro Leandro.
O Guarani, que pouco tinha atacado na partida, conseguiu diminuir a desvantagem em belo chute do volante Alemão, após rebote de escanteio, aos 42min. O goleiro Fábio só olhou a bola entrar no canto direito superior: 2 a 1.
Na etapa complementar, o Cruzeiro sepultou qualquer esperança de reação do Bugre aos 46 segundos. David ganhou na dividida do zagueiro do Guarani e tocou para Robinho, que, por sua vez, encontrou Raniel perto da pequena área. Com oportunismo e tranquilidade, o camisa 17 dominou a bola e marcou o terceiro gol celeste em Divinópolis: 3 a 1.
Gian Rodrigues, técnico do Guarani, tentou mudar o panorama da partida ao colocar o experiente Ewerton Maradona, de 36 anos. O armador até teve bons momentos na partida e tentou arriscar alguns chutes de longa distância, mas sem assustar o goleiro Fábio. Já Mano Menezes aproveitou os minutos finais para observar Renato Kayzer, incorporado ao elenco após empréstimo ao Atlético-GO em 2018. Na estreia com a camisa celeste, o jogador não teve tantas ações ofensivas, até pelo fato de o Cruzeiro ter diminuído o ritmo em função do forte calor em Divinópolis.
Na próxima quarta-feira, às 21h30, o Cruzeiro jogará contra o Patrocinense, no Mineirão, pela segunda rodada do Estadual. Para esse confronto, o clube celeste oferece promoção de ingressos a mulheres e crianças. No mesmo dia, às 20h, o Guarani visitará o Boa, no Estádio Melão, em Varginha.
GUARANI 1X3 CRUZEIRO
GUARANI
Leandro; Denis (Yuri, aos 21min do 2ºT), Paulão, João Marcos e Magalhães; Alemão, Renato Xavier e Leomir (Ewerton Maradona, aos 15min do 2ºT); Paulo Morais, Charles (Douglas, aos 8min do 2ºT) e Pedro Felipe
Técnico: Gian Rodrigues
CRUZEIRO
Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva (Lucas Romero, aos 16min do 2ºT); David (Renato Kayzer, aos 22min do 2ºT), Robinho e Rafinha; Raniel (Sassá, aos 30min do 2ºT)
Técnico: Mano Menezes
Gols: Alemão, aos 42min do 1ºT (GUA); Raniel, aos 14min do 1ºT, e Robinho, aos 18min do 1ºT; Raniel, a 1min do 2ºT (CRU)
Cartão amarelo: Henrique, aos 41min do 2ºT
Motivo: primeira rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Waldemar Teixeira de Faria (Farião), em Divinópolis-MG
Data: sábado, 19 de janeiro de 2019
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Pedro Araújo Dias Cotta e Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo
.