Em entrevista ao Superesportes, o gerente de marketing do clube, Leandro Freitas, explicou o funcionamento dessas duas tecnologias. Segundo ele, haverá inteligência artificial tanto no site oficial quanto no aplicativo do sócio para prestar serviço e responder dúvidas aos torcedores. Também será disponibilizado um número de WhatsApp.
“Para atingirmos o número de 100 mil sócios precisamos melhorar a parte de atendimento. O Cruzeiro está fechando uma parceria com a empresa multinacional Zendesk, que atende o Barcelona e o Uber também. Vamos começar a abrir o site para atendimento on-line e em breve teremos atendimento via WhatsApp. Às vezes o torcedor reclama desse atendimento presencial ou via telefone, então colocaremos à disposição outras plataformas de comunicação”.
Já os totens digitais serão instalados nas lojas oficiais do Cruzeiro. Por meio dessas máquinas, os torcedores preencherão o cadastro com dados pessoais e instantaneamente receberão o cartão de sócio do clube (veja o processo no vídeo no fim da matéria).
“Acertamos um contrato com a empresa Meep (especializada em pagamento por meio de autoatendimento) e teremos os totens do Cruzeiro. Esses totens serão espalhados nas lojas e também na esplanada do Mineirão e farão o cartão do sócio na hora. Também faremos venda de ingressos pelos totens. Brevemente traremos essa novidade para o torcedor”, afirmou Leandro Freitas.
O gerente de marketing crê no sucesso dessa novidade justamente em virtude da comodidade e de uma opção a mais para os torcedores se tornarem sócios. “Vamos passar por um teste. Vamos colocar nas lojas oficiais do Cruzeiro para ver como será o andamento. Mas acreditamos muito que dará facilidade para comprar o ingresso e também em novas adesões. Será um salto de tecnologia e de comodidade ao torcedor”.
Em novembro de 2018, o Cruzeiro tinha 48.661 sócios em dia, número 27% superior ao do mesmo período na temporada 2017: 38.316. Também houve crescimento na arrecadação bruta, de 42%, saltando de R$ 39,2 milhões para R$ 55,1 milhões. Boas campanhas da equipe na Copa Libertadores e na Copa do Brasil de 2019 certamente vão impulsionar o aumento na quantidade de associados. Os planos disponíveis são Cruzeiro Sempre (R$ 30 mensais), Cruzeiro Eterno (R$ 61 mensais) e Cruzeiro Tradição (R$ 205 mensais).
Venda on-line
O Cruzeiro também intensificará as campanhas para que os torcedores não associados optem por comprar ingressos pela internet, sem a necessidade de deslocamento aos tradicionais postos de venda do Mineirão e do Ginásio do Barro Preto. Em 2018, os cruzeirenses já tiveram acesso a esse serviço on-line por meio do site ingressos.cruzeiro.com.br. O objetivo do clube, segundo o gerente de marketing Leandro Freitas, é fazer com que essa plataforma supere os números da comercialização física.
“A venda on-line é importante para o clube por causa das despesas de bilheteria. Mas a bilheteria acaba que não tem como zerar 100%, pois existem algumas regras e normas de disponibilizar gratuidades nas bilheterias. Mas hoje, pela parte de desenvolvimento e tecnologia que o Cruzeiro tem, estamos muito preparados para assumir essa venda on-line com tranquilidade. Uma pessoa que mora fora do estado poderá comprar seu ingresso e ter a garantia de comprar sua passagem e assistir ao jogo. Está caminhando para esse lado. Este ano vamos investir muito no ingresso on-line. Tem aquele torcedor que reclama: ‘ah, o Cruzeiro acabou com o ingresso extra’. Não acabou. É só você entrar no on-line e comprar o adicional. Ele pode acessar o site de ingressos e poder comprar para todos os jogos”.
Pontuação do sócio
O perfil do Sócio 5 Estrelas informou via Twitter que os torcedores que não gastaram a pontuação de "cruzeiros" acumulada no programa de fidelidade poderão enviar e-mail explicando o ocorrido para meuscruzeiros@cruzeiro.com.br. O clube divulgou o comunicado depois que torcedores reclamaram a expiração do benefício nas redes sociais.