Superesportes

CRUZEIRO

Próximo de acerto com Cruzeiro, Rodriguinho foi eleito por Mano como 'melhor jogador em atividade no Brasil' em 2017

Jogador está perto de ser anunciado como terceiro reforço da Raposa

Redação
Rodriguinho foi comandado por Mano Menezes durante longo período no Corinthians - Foto: Agência Corinthians
Depois do lateral-direito Luis Orejuela e do volante Jadson, o Cruzeiro está próximo de anunciar seu terceiro reforço para a temporada. O clube celeste encaminhou a contratação do meia Rodriguinho, ex-Corinthians e América, que estava no Pyramids-EGI desde julho de 2018. O anúncio oficial deverá acontecer já nesta terça-feira e deixará feliz o técnico Mano Menezes, principal entusiasta pela contratação do jogador de 30 anos.

Em 2017, depois de já ter comandado Rodriguinho no Corinthians, o treinador do Cruzeiro afirmou em entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN Brasil, que o meia era o melhor jogador brasileiro em atividade no país naquela ocasião. “Acho que o melhor jogador que está jogando no futebol brasileiro hoje é o Rodriguinho, do Corinthians. É o que está jogando mais futebol”, opinou o técnico em maio daquele ano.

Rodriguinho de fato teve passagem destacada pelo Corinthians. Depois de começo discreto, curiosamente por receber poucas oportunidades justamente com Mano Menezes, o meia foi emprestado para Grêmio e Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. No retorno ao Parque São Jorge, no segundo semestre de 2015, já sob o comando de Tite (e, posteriormente, Fábio Carille), é que o meio-campista construiu história de respeito pelo clube paulista.

Foram dois títulos do Campeonato Brasileiro, em 2015 e 2017, e dois Campeonatos Paulistas, em 2017 e 2018. Em 175 jogos, ele marcou 35 gols e colaborou com 23 assistências.
A boa fase lhe rendeu convocações à Seleção Brasileira, treinada justamente por Tite. Em 2017, Rodriguinho disputou os amistosos contra Colômbia (vitória por 1 a 0, em 25 de janeiro) e Austrália (vitória por 4 a 0, em 13 de junho).

História no futebol mineiro e passagem pelo Egito

Antes de brilhar com a camisa do Corinthians, Rodriguinho despontou para o futebol brasileiro defendendo as cores do América. De maio de 2011 a setembro de 2013, ele atuou pelo Coelho e marcou 23 gols em 104 jogos. Sua melhor exibição foi em 30 de julho de 2013, quando anotou um hat-trick na goleada sobre o Sport por 5 a 0, no Independência, pela 11ª rodada da Série B. Clubes como Internacional, Grêmio e Santos demonstraram interesse pelo jogador, mas o Corinthians levou a melhor na briga.

Já no Egito, seu último clube, Rodriguinho encontrou mais dificuldades para desenvolver o futebol. Ainda que tivesse cercado por brasileiros, como o treinador Alberto Valetim e o atacante Keno, ex-Palmeiras, o meia só conseguiu atuar em 12 partidas no período em que esteve no continente africano e contribuiu com duas assistências. De olho na possibilidade de voltar a vestir a camisa da Seleção Brasileira – ele já foi convocado para dois amistosos –, Rodriguinho brigou para retornar ao país.  
.