Superesportes

CRUZEIRO

Com posição 'inchada', Cruzeiro poderá abrir mão de algum centroavante em 2019

Diretoria admite que há jogadores em demasia para o setor no elenco

Redação
Experientes Barcos e Fred e jovens Sassá e Raniel são as opções para o ataque do Cruzeiro em 2019 - Foto: EM D.A Press
Se há uma posição na qual o Cruzeiro não poderá se queixar de falta de opções é o ataque. O técnico Mano Menezes dispõe de quatro centroavantes. O experiente Fred, de 35 anos, tem 369 gols na carreira. O também veterano Barcos, de 34, marcou 246 vezes. Sassá, de 24 anos, e Raniel, de 22, ainda buscam afirmação no cenário nacional, mas já mostraram qualidade pelo time.

Diante desse cenário, a própria diretoria admite que terá de dar algum passo para reduzir o número de jogadores. De acordo com Itair Machado, vice-presidente de futebol, o assunto será discuto em conversas com a comissão técnica. “A gente vai fazer uma reunião para definir. Com certeza, teremos que tomar algumas providências nessa posição, porque realmente está inchada.
Mas não podemos falar em rescisão”.

Das quatro opções, Raniel foi quem esteve próximo de sair da Toca 2. Ele e o zagueiro Murilo fariam parte do 'pacote' do Cruzeiro envolvendo uma troca de Thiago Neves pelo meia-atacante Luan, do Grêmio. Contudo, o clube celeste deu por encerrada as conversas com os gaúchos e estendeu o contrato de TN30 até dezembro de 2020, com opção de renovação por mais um ano.

Barcos, por sua vez, mostrou-se receoso com a forte concorrência no ataque e cogitou a possibilidade de se transferir. Seu irmão e empresário, David Barcos, recebeu apenas sondagens, sem uma oferta concreta. O argentino tem contrato com o Cruzeiro até julho. Em 2018, ele foi fundamental na conquista da Copa do Brasil ao fazer os gols da equipe nas semifinais contra o Palmeiras – vitória por 1 a 0, no Allianz Parque, e empate por 1 a 1, no Mineirão.

O grande candidato à titularidade em 2019 é Fred, que ficou afastado dos gramados entre março e setembro do ano passado devido a uma grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito. Na reta final da temporada, ele participou de seis partidas no Campeonato Brasileiro e marcou três gols. Contando sua primeira passagem pelo Cruzeiro, entre 2004 e 2005, o camisa 9 ocupa a 31ª posição entre os maiores artilheiros do clube, com 60 gols em 86 partidas.

Sassá também brigará firme pela presença entre os 11 iniciais. Em 2018, o ex-jogador do Botafogo foi o artilheiro do Cruzeiro na Copa Libertadores, com cinco gols. Recentemente, a diretoria celeste afirmou ter recusado proposta de R$ 10 milhões de investidores, que colocariam o atacante no CorinthiansO clube paulista, por sua vez, desmentiu qualquer tipo de negociação.
.