O Cruzeiro teve o volante Jadson, contratado ao Fluminense, e o meia-atacante Renato Kayzer, que retornou de empréstimo do Atlético-GO, como 'caras novas' em sua reapresentação na Toca da Raposa. Mas o que mais chamou a atenção na Toca da Raposa 2 foram as presenças do zagueiro Dedé e do meia Thiago Neves, além da ausência do uruguaio Arrascaeta, que será multado por ter faltado aos trabalhos. Mais cedo, o jogador e seu agente, Daniel Fonseca, estiveram com Itair Machado, vice-presidente de futebol do clube celeste. O empresário levou à mesa do dirigente uma proposta do Flamengo de 10 milhões de euros, negócio que foi prontamente recusado pelo Cruzeiro. Itair deu detalhes dessa reunião e não poupou críticas a Fonseca pela conduta.
“Na verdade nunca chegou uma proposta oficial pelo Arrascaeta. Na de hoje, o procurador me ligou, falou que ia chegar ontem à noite em Belo Horizonte. Ele veio, falou que a proposta era do Flamengo, fez uma proposta para o Cruzeiro e eu não aceitei a proposta. Uma hora depois, ele trouxe o atleta. Ele foi muito ríspido com o Cruzeiro, levou o jogador embora, o jogador não se reapresentou no Cruzeiro. A nossa parte jurídica vai multar o atleta. Isso já aconteceu há alguns anos com esse próprio procurador. Eu comuniquei a ele e quero comunicar a vários órgãos de imprensa que o Cruzeiro tem comando. Ninguém vai chegar aqui e tirar jogador do Cruzeiro sem que o Cruzeiro se interesse pela proposta. Estamos aqui para ganhar títulos. Não estamos aqui para ser banco, vender jogador e ganhar dinheiro. O interesse nosso é sentar nessa cadeira para ganhar títulos”.
Quem se apresentou chegou à Toca 2 na parte da tarde. Os atletas conversaram com a diretoria e também com a comissão técnica de Mano Menezes. Em seguida, foram para a academia da Toca iniciar o trabalho de fortalecimento físico de pré-temporada.
Nesta sexta-feira, o lateral-direito colombiano Luis Manuel Orejuela, do Ajax-HOL, chegará a Belo Horizonte para fazer exames médicos e assinar contrato de empréstimo até dezembro. O Cruzeiro terá a opção de comprar 50% de seus direitos econômicos por 1,5 milhão de euros (R$ 6,5 milhões).
Pretendido pelo San Lorenzo-ARG, o volante Mancuello, vinculado ao Cruzeiro até dezembro de 2020, apresentou-se normalmente nesta quinta-feira. Seu futuro no clube, porém, é incógnita. A diretoria já admite ouvir propostas pelo jogador.
O Cruzeiro comunicou ainda que os atletas fora dos planos da comissão técnica treinarão separadamente a partir do dia 21 de janeiro. A tendência é que seus contratos sejam rescindidos.
Veja, na lista abaixo, os jogadores que se reapresentaram no Cruzeiro nesta quinta-feira:
Goleiros: Fábio, Rafael, Vítor Eudes e Marlon;
Lateral-direito: Edilson
Laterais-esquerdos: Egídio, Patrick Brey e Rafael Santos;
Zagueiros: Dedé, Leo, Manoel, Murilo e Cacá;
Volantes: Henrique, Lucas Silva, Ariel Cabral, Lucas Romero, Mancuello, Éderson e Jadson;
Meias: Thiago Neves, Robinho, Rafinha e Renato Kayzer;
Atacantes: Fred, Hernán Barcos, Sassá, Raniel e David.