O vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, deu entrevista de mais de meia hora nesta quinta-feira, data da reapresentação do elenco para a temporada 2019. Ele respondeu a vários questionamentos sobre contratações, saídas de jogadores e dívidas do clube, além de criticar parte da imprensa por noticiar possíveis acertos do zagueiro Dedé e do meia Arrascaeta com o Flamengo. Leia a íntegra da coletiva abaixo:
“Teve a proposta pelo Thiago Neves. Quem me procurou foi o Grêmio. O Grêmio, como demorou a resolver por questões do empresário com o Luan, recuou. O Grêmio em momento algum desrespeitou o Cruzeiro, e nem o Cruzeiro desrespeitou o Grêmio. Fiz proposta para o Luan com autorização do Grêmio. E o Grêmio fez proposta a Murilo, Thiago Neves e Raniel com autorização do Cruzeiro. Foi tudo com transparência e os clubes participando. Na reta final, o Grêmio continuou interessado no Thiago Neves pagando em dinheiro. Liguei para o diretor comunicando que a gente não venderia o Thiago Neves e que ele continuaria no Cruzeiro. Me reuni com o Thiago Neves e o contrato dele foi renovado. Thiago Neves é atleta do Cruzeiro até 2020. Em 2020, se ele fizer 42 jogos, o contrato renova automaticamente para 2021. É uma questão resolvida”.
“Na verdade nunca chegou uma proposta oficial pelo Arrascaeta. Na de hoje, o procurador me ligou, falou que ia chegar ontem à noite em Belo Horizonte. Ele veio, falou que a proposta era do Flamengo, fez uma proposta para o Cruzeiro e eu não aceitei a proposta. Uma hora depois, ele trouxe o atleta. Ele foi muito ríspido com o Cruzeiro, levou o jogador embora, o jogador não se reapresentou no Cruzeiro. A nossa parte jurídica vai multar o atleta. Isso já aconteceu há alguns anos com esse próprio procurador. Eu comuniquei a ele e quero comunicar a vários órgãos de imprensa que o Cruzeiro tem comando. Ninguém vai chegar aqui e tirar jogador do Cruzeiro sem que o Cruzeiro se interesse pela proposta. Estamos aqui para ganhar títulos. Não estamos aqui para ser banco, vender jogador e ganhar dinheiro. O interesse nosso é sentar nessa cadeira para ganhar títulos”.
Dodô, lateral-esquerdo do Santos
"O Cruzeiro não tentou o Dodô ainda não. O que o Cruzeiro tem hoje é o Rafael Santos, o Patrick Brey e o Egídio. Em momento algum, o Cruzeiro fez proposta pelo Dodô".
Concorrência no ataque (Barcos, Raniel, Fred e Sassá)
“A gente vai fazer uma reunião para definir. Com certeza, teremos que tomar algumas providências nessa posição, porque realmente está inchada. Mas não podemos falar em rescisão”.
Jogador de velocidade
“Eu estava conversando com o Mano o tempo inteiro nas férias sobre isso. O Mano até brincou comigo: ‘Itair, todo mundo aqui no curso da CBF quer o Renato Kayzer. Vamos dar uma avaliada no jogador, tem o Campeonato Mineiro e o primeiro semestre para o Cruzeiro disputar as competições. O Cruzeiro está focado e acreditando nesse jogador. É um jogador que recebeu sete propostas de Série B e Série A. Teve uma proposta de empréstimo para fora do país.
Chegadas de Jadson e Luis Orejuela
“Fizemos essa troca do Bruno Silva com o Jadson. O Jadson foi um pedido do Mano, o Mano gosta muito do jogador, principalmente da parte tática. Ele se apresentou hoje, terminou os exames médicos hoje cedo e foi aprovado. O Fluminense acabou de enviar a documentação e está tudo certo. O Luis (Orejuela) também a mesma coisa. A gente enviou a passagem, o Ajax enviou o documento de empréstimo, e amanhã ele estará chegando a Belo Horizonte”.
Críticas a jornalistas que noticiaram acerto entre Dedé e Flamengo
“Eu tenho o maior prazer, porque é aí que eu não vendo. Da mesma forma que vocês nos analisam, a gente analisa vocês também. A gente sabe qual é o time de cada um aqui e dos outros que trabalham na imprensa nacional. Como o Flamengo é o time de maior torcida do país, a gente sabe que predomina na rede nacional. Eu gosto de ver eles falarem que não vai acontecer. Eles estão mentindo para o telespectador e leitor. Nossa proposta é sempre falar a verdade. Da mesma maneira que Cruzeiro e Grêmio sentaram e trataram a coisa de maneira transparente, nós fomos ao presidente do Santos com o Marcelo Djian. Acho que esse é o caminho. A imprensa, infelizmente, principalmente o eixo Rio-São Paulo, gosta de puxar para lá. Mas eles têm que entender que o Cruzeiro tem grupo forte, que briga por títulos”.
Cifras do negócio por Arrascaeta
“Na verdade a proposta dele é até perto disso. Ele ofereceu 10 milhões de euros na parte do Cruzeiro, nos 50% do Cruzeiro. Infelizmente, esse negócio foi mal feito lá atrás. Envolve a própria diretoria anterior, o presidente deu entrevista falando que a dívida do Arrascaeta com o Defensor e o Atenas, que é o Latorre, é tudo o Arrascaeta. Então se você for parar para pensar, o Cruzeiro pagou quase 8 milhões de euros pelo Arrascaeta. Se você pegar 10, ainda tem que pagar 4,5 milhões de euros que ainda deve na Fifa, vai sobrar para o Cruzeiro pagando a parte do supermercado 500 mil euros. Quero que o torcedor entenda que não é que não quero vender. Se vier um valor maior, posso vender. Mas por esse valor que hoje sobraria para o Cruzeiro você não contrata um jogador nem para a Série B do Brasileiro. Financeiramente para o clube, o negócio não é bom”.
Grande contratação?
“Nós podemos pegar é igual sua emissora fez lá um quadrinho e escalou Dedé e Arrascaeta no time do Flamengo, vamos pegar Everton Ribeiro e escalar no nosso time. Isso aí foi especulação. O Cruzeiro não procurou o Giuliano, não procurou o Rodriguinho. São várias especulações que eles colocam para o Cruzeiro. Mas dentro de uma situação de mercado, estamos sim precisando de outro meia”.
Como fazer para pagar a dívida e honrar os compromissos?
“Estamos fazendo igual à sua empresa que está numa situação até pior que a do Cruzeiro. A empresa para a qual você trabalha está na mesma situação do Cruzeiro. Estamos fazendo igual ela. Só que nós temos um diferencial: vai ser divulgado que, da dívida do Cruzeiro, nós pagamos cerca de R$ 70 a R$ 90 milhões. O Cruzeiro hoje está viável financeiramente, passa dificuldade como qualquer clube, mas estamos honrando todos os compromissos. Algumas pendências estão sendo readequadas e serão pagas. O importante é que hoje o Cruzeiro tem um dos principais plantéis do Brasil para brigar pelos títulos que a torcida quer”.
Perfil dos contratados
“A gente pensou o seguinte: temos um bom grupo. Nós pensávamos em contratar um lateral-esquerdo, mas o Mano gostou muito do lateral Rafael Santos, do júnior. O Cruzeiro adquiriu um percentual dele e ele está incorporado ao elenco hoje. Falta a gente contratar esse atacante de beirada, que não está tendo no mercado, e vamos apostar no Renato Kayzer. A questão do meia é o que falei anteriormente: estamos procurando. Como temos um elenco em quantidade e qualidade boas, não queremos contratar por contratar. Todas as nossas contratações, desde que assumi, é só se o Mano aprovar. O Cruzeiro não contrata jogador que o Mano não queira”.
O Cruzeiro tem interesse em Nikão, do Athletico-PR?
“Eu tenho todo respeito pelo Nikão. Como torcedor e desportista, até gosto do futebol dele. Mas ele é um jogador que não foi avaliado pelo Cruzeiro. Não passou pelo crivo da diretoria e da comissão técnica para ser contratado. Até conversei com a pessoa que fez a matéria e expliquei que isso aí alguém plantou. Uma coisa que vocês têm que ficar atentos é a isso. Vários procuradores usam as pessoas, plantam um nome com vocês, vocês colocam, valorizam o jogador e ele vai para outro clube. O Cruzeiro sempre falou a verdade. Esse jogador nunca esteve na pauta do Cruzeiro”.
Patrocínio master
“Vamos marcar uma coletiva do departamento comercial, do Renê (Salviano, diretor da pasta), para explicar isso. Mas, pelo que sei, é o Cruzeiro quem não quer. O Cruzeiro está procurando um valor melhor e conversa com duas empresas. Está bem adiantado. O departamento comercial é quem vai comunicar isso”.
O Cruzeiro contratará um meia para ser reserva de Thiago Neves?
“A gente está buscando um meia. Não posso falar nome, porque se falar, gera concorrência. A questão do Luan é a que eu expliquei: o Grêmio retirou a proposta de troca do Luan por questão do presidente. Eles tentaram comprar o Thiago, mas não quisemos vender. Chegamos à conclusão, comunicamos oficialmente ao Grêmio e renovamos o contrato do Thiago Neves. É quase impossível o Luan vir para o Cruzeiro. Se fosse para comprá-lo, seria muito dinheiro”.
Como está a situação para a rescisão com Rafael Sobis?
“O Rafael Sobis estamos finalizando hoje a rescisão dele. Está faltando tempo para parar e ligar para o procurador dele para ajustar o último detalhe. A rescisão foi feita como a do Ezequiel, que assinou hoje. O Cruzeiro pensa em enxugar a folha, mas você não consegue enxugar em um ano, só de um ano para outro. O caso do Rafael vai diminuir bem o valor. Muitos torcedores questionam: ‘ah, mas o Cruzeiro comprou e liberou de graça’. Só que chega um momento em que você não consegue mais vender o jogador. Pelo salário do jogador ser muito alto, você faz um acordo de rescisão bem mais baixo e assume aquele compromisso mensal. Veremos essa diminuição da folha no ano que vem, assim que acabarem as parcelas.
Com a ida do Elisson e de outros jogadores para o Ipatinga, a parceria pode ser retomada?
“Na verdade isso aí são os inimigos de plantão que ficam plantando isso aí para falar que estou beneficiando o Ipatinga. O Elisson vai para o Ipatinga porque ele quer. Todo mundo sabe o que aconteceu com ele, ele não quis ficar em Belo Horizonte, não quis ficar no Villa Nova. O Cruzeiro não está fazendo nada com o Ipatinga”.
Qual a situação do Fabrício Bruno e dos demais jogadores que voltam de empréstimo?
“O Fabrício Bruno a gente estava aguardando a questão do Murilo, se ele iria para o Grêmio. Até ontem à noite tinha essa possibilidade. Agora, no fim do dia, vamos ter outra reunião com a comissão técnica e acabar de definir essa situação. Os outros jogadores que estão retornando de empréstimo, o Cruzeiro quer rescindir. Alguns não estão concordando, vão se reapresentar no dia 21 de janeiro e treinar à parte. O Cruzeiro vai procurar fazer essas rescisões. Quando assumimos, nós pagávamos salário de 32 atletas. Era muito pesado, quase R$ 2,5 milhões por mês de custo com atletas fora do clube”.
Murilo ainda pode sair?
“Até ontem à noite tinha a questão do Luan ou de comprar. Se o Murilo saísse, o Fabrício Bruno ocuparia o lugar dele. Agora, só se aparecer outra proposta pelo Murilo, que até agora não chegou.
Como está a situação do Cruzeiro em relação às dívidas na Fifa?
“O presidente já entrou em contato com um dos clubes. Março é o prazo final para o Cruzeiro pagar. O valor não é alto, se não me engano US$ 3 milhões. Isso o Cruzeiro tem condições de pagar. O que o Cruzeiro está discutindo é a questão de juros, estamos tentando diminuir os juros. É igual o caso do Cruzeiro com o Flamengo. O Cruzeiro não pagou o Flamengo não é porque não tem condições, é por causa dos juros que estão sendo cobrados. Os juros são piores do que de agiotas. O que nosso jurídico está discutindo é a questão dos juros.
Futebol feminino
“Aumentaram o prazo para setembro. O Cruzeiro terá mais prazo para definir. A questão maior sobre futebol feminino é física. Hoje o Cruzeiro tem dificuldades na Toca 1, não tem espaço. E aqui na Toca 2 estamos reformando dois campos, que vão terminar agora em março. O maior problema em Belo Horizonte é o espaço físico. Estamos lutando contra isso. Nos primeiros dois anos, vamos disputar por disputar. A obrigação continuando, entraremos para ganhar. O Cruzeiro pensa grande, seja futebol feminino ou purrinha”.
Proposta pelo goleiro Gabriel Brazão
“Ontem (quarta-feira) a procuradora (Stephanie Figer) esteve aqui, fez uma proposta e o presidente está analisando se vende ou não. A proposta não é alta, é uma proposta de 2,5 milhões de euros e o presidente está avaliando. Vamos conversar com o Mano, com a comissão técnica, pois não deu tempo ainda de fazermos essa avaliação. Mas entendemos que o valor é pequeno, apesar de ser pelo percentual, não por ele todo. A gente acha que o valor ainda é pequeno. É um clube italiano, mas pediram para não divulgar o nome do clube até que aceitemos a proposta”.
Lucas Silva e Barcos, com contratos até o meio do ano, poderão renovar?
“Lucas Silva e Barcos é o que falamos: vamos iniciar o treinamento agora e, junto com a comissão técnica, ver se vamos renovar ou não. O Lucas Silva, principalmente, é identificado com o Cruzeiro há mais tempo. O Barcos eu tenho visto as reprises dos jogos da Copa do Brasil, ele teve uma participação maravilhosa nos jogos. É bom você ver esses jogos para ver a valorização de alguns jogadores como o Rafinha. Estava brincando com o Rafinha que o procurador dele me ligou perguntando se ele podia ir para outro clube, para definir se seria titular. Os jogos que o Rafinha fez nas finais do Mineiro e da Copa do Brasil, ele que roubou a bola do primeiro gol (...). São detalhes do grupo do Cruzeiro, cada jogador é valorizado. Se vocês vissem ali agora a reapresentação, a alegria dos jogadores se reencontrando, dá uma satisfação ainda maior para poder tocar a briga por títulos no Cruzeiro”.