Pretendido pelo Flamengo, Dedé seguirá no Cruzeiro para fazer dupla de zaga com o amigo Leo
O elenco do Cruzeiro que conquistou dois títulos consecutivos da Copa do Brasil tem recebido várias sondagens de clubes brasileiros, mas a diretoria garante que não perderá nenhum atleta importante em 2019. A apresentação dos jogadores está marcada para as 16 horas desta quinta-feira, na Toca da Raposa 2. Os trabalhos de pré-temporada durarão pouco mais de duas semanas, já que no dia 19 (sábado), às 17h, a equipe de Mano Menezes estreará no Campeonato Mineiro contra o Guarani, no Estádio Farião, em Divinópolis.
. Do grupo que encerrou os trabalhos em 2018, houve rescisões com o lateral-direito Ezequiel e o atacante Rafael Sobis, além da não renovação do empréstimo do lateral-esquerdo Marcelo Hermes e da transferência do volante Bruno Silva para o Fluminense.
A base titular do Cruzeiro para 2019 é formada por Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta; Fred. No elenco ainda há aqueles que são considerados ‘12º jogadores’, como o volante/lateral-direito Lucas Romero, o meia Rafinha e os atacantes Sassá, David e Raniel.
Ladeado por Edilson e Egídio, Thiago Neves foi artilheiro do Cruzeiro em 2017 e 2018, com 17 e 15 gols
Caras novas
Caras novas são esperadas na Toca 2 na reapresentação do Cruzeiro. Uma delas é o volante Jadson, de 25 anos, contratado ao Fluminense em troca envolvendo Bruno Silva. Ele assinará vínculo por três temporadas, com opção de renovação por mais uma. Em 2018, o jogador disputou 59 partidas pelo Tricolor e marcou três gols. Sua chegada a Belo Horizonte para exames médicos e testes físicos ocorreu nessa quarta-feira.
O Cruzeiro disputará em 2019 Campeonato Mineiro, Copa Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. No pior cenário possível, serão 57 jogos. Na melhor das circunstâncias – com título continental, finais do Estadual e da Copa do Brasil e disputa do Mundial de Clubes –, o número de partidas chegará a 78.
A estreia no Mineiro será no sábado, 19 de janeiro, às 17h, contra o Guarani.
O Estadual terá o mesmo formato da edição de 2018, da qual a Raposa foi campeã. Doze clubes se enfrentam em turno único, com os oito melhores avançando às quartas de final, a ser realizada em um só jogo (1º x 8º; 2º x 7; 3º x 6º; 4º x 5º). Semifinais e finais acontecerão em confrontos de ida e volta. O líder da etapa classificatória terá sempre a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, além de ser o mandante no segundo encontro.
Na Copa do Brasil, torneio do qual é bicampeão consecutivo (2017 e 2018) e detém seis conquistas, o clube celeste entrará diretamente nas oitavas de final por ser um dos representantes nacionais na Libertadores. Para essa fase, estão reservadas quatro datas: 15/5, 22/5, 29/5 e 5/6. Já o Campeonato Brasileiro terá início no dia 28 de abril e terminará em 8 de dezembro.