“Para começar o ano, vamos ter o Egídio e o Rafael Santos, promovido da base. Paralelamente, vamos continuar olhando um lateral-esquerdo”, disse Itair, em entrevista ao Superesportes. Segundo a Rádio Itatiaia, o tempo de contrato de Rafael com o Cruzeiro será de quatro anos, até dezembro de 2023.
Em 2018, o jovem foi relacionado para três partidas do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Ele ficou no banco de reservas nos duelos diante de Vitória, no Mineirão (triunfo por 3 a 0, pela 36ª rodada), e Bahia, no Estádio de Pituaçu, em Salvador (empate por 0 a 0, pela 38ª rodada). No revés para o Vasco por 2 a 0, em São Januário, no Rio de Janeiro, Rafael entrou na vaga do atacante David, aos 31min do segundo tempo.
Pelo Mirassol, Rafael Santos disputou a Copa Paulista de 2017, marcando um gol em 13 partidas. Chama a atenção, porém, a breve passagem do atleta pelo Atlético de Madrid, da Espanha, no primeiro semestre de 2017.
Além de treinar no Atlético de Madrid, Rafael Santos conheceu pontos turísticos de Espanha e Portugal - Foto: Instagram/Reprodução
Rafael Santos registrou os momentos em seu perfil no Instagram. Numa das fotos, ele posou para selfie com o lateral-esquerdo Filipe Luís, titular dos colchoneros e reserva da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018. O garoto também apareceu em frente ao Estádio Vicente Calderón, antiga casa do Atlético, e em atividade física no centro de treinamento do clube. Ainda há imagens no Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, e em pontos turísticos da Espanha e de Portugal.
Além de Cruzeiro, Atlético de Madrid e Mirassol, Rafael Santos jogou por Figueirense, onde deu os primeiros passos no futebol, e Inter de Limeira-SP. Na base celeste, o lateral-esquerdo integrou o grupo campeão mineiro sub-20 e ganhou notoriedade por marcar um belo gol de fora da área no clássico contra o Atlético, pela segunda rodada do hexagonal final, em 10 de agosto. A Raposa venceu por 1 a 0, na Toca I.
Atacante
O Cruzeiro também manterá em definitivo o atacante Laércio, de 20 anos, que pertence ao Salgueiro-PE. O valor pago aos pernambucanos por 60% dos direitos econômicos do atleta será de R$ 600 mil. Outro jovem com “passe” fixado é o volante Ederson, de 19 anos. No caso dele, o contrato de empréstimo vai até julho de 2019, com a diretoria cruzeirense tendo a opção de comprar 50% ao Desportivo Brasil-SP por R$ 1 milhão.
.