Superesportes

CRUZEIRO

Contratações, saídas e renovações: Cruzeiro discute planejamento do elenco para 2019

Diretoria e comissão técnica trabalham na montagem do grupo do próximo ano

Rafael Arruda
Comissão técnica e diretoria discutem montagem do elenco do Cruzeiro para a próxima temporada - Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press - 23/04/2018
De missão cumprida por ter conquistado o troféu da Copa do Brasil de 2018, o Cruzeiro começou a se planejar visando ao ano de 2019 antes mesmo do encerramento desta temporada. O técnico Mano Menezes e o auxiliar Sidnei Lobo conversam frequentemente com o vice-presidente de futebol, Itair Machado, e o diretor de futebol, Marcelo Djian, a respeito de contratações para setores de maior carência no elenco, que disputará Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro. As principais prioridades no mercado são reforçar as duas laterais e buscar um atacante de velocidade. Existe ainda a necessidade de definir quem não continuará no grupo. A primeira situação acertada é a do lateral-esquerdo Marcelo Hermes, que não terá o empréstimo renovado com o Benfica, de Portugal.

Enquanto Mano Menezes segue afastado dos trabalhos para tratamento médico, Sidnei Lobo é quem tem a missão de conduzir o dia a dia de trabalho na Toca da Raposa 2. A última partida será no próximo domingo, às 17h, contra o Bahia, no Estádio de Pituaçu, em Salvador. O Cruzeiro, que está em oitavo lugar, com 52 pontos, pode chegar no máximo ao sétimo posto, ocupado atualmente pelo Atlético-PR (54). Assim que o Campeonato Brasileiro terminar, diretoria e comissão técnica ficarão exclusivamente concentradas na montagem do grupo.
De acordo com Sidnei, vários empresários já começaram a oferecer jogadores à Raposa.

“A gente tem conversado muito sobre atletas. Isso é diário aqui no Cruzeiro e em qualquer outra equipe. Os empresários sabem disso e oferecem jogadores de vários níveis. A gente tem discutido sobre alguns. Os clubes também não param de sondar atletas que o Cruzeiro tem. É um processo natural que existe e a gente tem que lidar com ele da melhor maneira. Estamos discutindo sobre isso e certamente formaremos um grande elenco no ano que vem. Muitos já estão aqui, com contrato, e aqueles que tivermos necessidade de contratar para reforçar o time, serão bem-vindos”.

O diretor de futebol Marcelo Djian afirmou que, por enquanto, não há nenhuma contratação alinhada, pois muitos clubes estão envolvidos em algum objetivo no Brasileiro – briga por vaga na Copa Libertadores ou luta contra o rebaixamento. Por isso, o Cruzeiro terá de esperar o encerramento do campeonato para ser mais agressivo no mercado.

“Estamos fazendo as avaliações e conversando com o Mano para possíveis contratações. Vamos analisar daqui até o começo do ano algumas posições que precisa reforçar. Lógico que, com a definição de algum tempo na Copa do Brasil e com a conquista da vaga na Copa Libertadores, pensamos há algum tempo. Estávamos aguardando o fim do Brasileiro, pois alguns jogadores em que temos interesse estão disputando a competição, seja brigando por Libertadores ou contra o rebaixamento. Vamos aguardar até o fim do campeonato”.

Enquanto Mano Menezes segue afastado por licença médica, Sidnei Lobo conduz os trabalhos da equipe - Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.

Embora Mano Menezes tenha recorrido por várias vezes ao volante argentino Lucas Romero para suprir ausências dos laterais Egídio e Edilson, em vez de escolher Ezequiel e Marcelo Hermes, Djian preferiu não revelar quais posições são prioridades no clube.
“Não vamos falar de nomes, pois os times estão disputando o Brasileiro. É até antiético comentar sobre algum jogador. Mas vamos reforçar o time sim. É todo objetivo da diretoria e da comissão técnica”.

Saídas

No começo do ano, o Cruzeiro investiu R$ 6 milhões na contratação do volante Bruno Silva, que se destacou no Botafogo por ser um jogador de constante chegada ao ataque nas duas últimas temporadas (14 gols em 111 jogos). Esperava-se, inclusive, que ele brigasse por posição com Robinho no lado direito do meio-campo cruzeirense. O jogador, contudo, teve dificuldades de cumprir essa função e só mostrou melhor futebol na posição de Henrique, Lucas Silva, Lucas Romero e Ariel Cabral. Em 34 partidas pela Raposa, Bruno Silva marcou dois gols.

O Internacional é um dos clubes interessados na contratação do camisa 20. A situação dele será avaliada pela direção celeste. “Bruno Silva é um jogador que estamos analisando. É normal um jogador que não fez muitas partidas pelo time queira jogar mais.
Mas vamos conversar com ele até o início da próxima temporada e avaliar se vamos liberá-lo ou não”, declarou Marcelo Djian. Outros jogadores na lista de negociáveis são o lateral-direito Ezequiel, o meia Mancuello e o atacante Rafael Sobis. 

Renovações

Além de contratações e saídas, ampliações contratuais estão em pauta no Cruzeiro. Nos próximos dias, o empresário Leandro Lima se reunirá com a diretoria para discutir as renovações com o armador Thiago Neves e o volante Henrique. Os dois estão vinculados ao clube até dezembro de 2019, assim como o goleiro Fábio, o lateral-esquerdo Egídio e os meias Robinho e Rafinha. O volante Lucas Silva, que pertence ao Real Madrid, tem contrato até junho, enquanto Barcos possui ligação com vencimento em julho do próximo ano.

Tempo de contrato dos jogadores do Cruzeiro:

Fábio (goleiro) - dezembro de 2019

Rafael (goleiro) - dezembro de 2021

Vitor Eudes (goleiro) - dezembro de 2022

Gabriel Brazão (goleiro) - dezembro de 2021

Edilson (lateral-direito) - dezembro de 2020

Ezequiel (lateral-direito) - julho de 2019

Egídio (lateral-esquerdo) - dezembro de 2019

Marcelo Hermes (lateral-esquerdo) - dezembro de 2018 (emprestado pelo Benfica-POR)

Patrick Brey (lateral-esquerdo) - dezembro de 2022

Dedé (zagueiro) - dezembro de 2021

Leo (zagueiro) - dezembro de 2022

Murilo (zagueiro) - dezembro de 2021

Manoel (zagueiro) - dezembro de 2021

Cacá (zagueiro) - dezembro de 2020

Ariel Cabral (volante) - dezembro de 2020

Lucas Romero (volante) - fevereiro de 2021

Ederson (volante) - julho de 2019

Henrique (volante) - dezembro de 2019

Lucas Silva (volante) - junho de 2019

Bruno Silva (volante) - dezembro de 2020

Mancuello (meia) - dezembro de 2020

Thiago Neves (meia) - dezembro de 2019

Robinho (meia) - dezembro de 2019

Rafinha (meia) - dezembro de 2019
 
Arrascaeta (meia) - dezembro de 2021 

Fred (atacante) - dezembro de 2020

Sassá (atacante) - dezembro de 2021

David (atacante) - dezembro de 2022

Raniel (atacante) - dezembro de 2022

Rafael Sobis (atacante) - dezembro de 2019

Barcos (atacante) - julho de 2019
.