O técnico Mano Menezes prepara mudanças no time do Cruzeiro que enfrentará o Paraná na noite deste sábado, às 21h, no Mineirão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além de não contar com o meia Thiago Neves, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, ele deixará de fora os meias Robinho, com desconforto na panturrilha direita, e Rafinha, com problema semelhante, mas na panturrilha esquerda. Há ainda a possibilidade de o volante Henrique ser poupado. Ele não participou do trabalho de aquecimento nesta sexta-feira, no último treinamento da equipe celeste, na Toca II.
A imprensa só acompanhou a primeira parte da atividade, mas algumas pistas em relação à escalação foram dadas pelo próprio Mano Menezes. O comandante conversou separadamente com Mancuello durante 10 minutos. Em seguida, pelo mesmo tempo, falou com Rafael Sobis. Portando uma prancheta e realizando vários gestos, Mano provavelmente explicou detalhes de posicionamento aos dois jogadores. Em entrevista antes do treino, ele já havia considerado algumas alterações.
“A gente está aí para fazer o melhor para todos. Mas o melhor para todos tem que ser o melhor para a equipe. Não adianta ter boas intenções, ficar apenas rodando, e nós perdermos os jogos pela frente. A avaliação final importante está relacionada aos resultados dos jogos. É isso que eu quero para eles também. Vamos aproveitar assim que pudermos, quando for adequado, vamos mudar um pouquinho. Vamos mudar a formação que iniciou a rodada passada para o jogo contra o Paraná. Teremos um pouco de dificuldade diferente nas meias. Todos estão aí”.
Mano já havia ressaltado que o zagueiro Dedé, o meia Arrascaeta e o atacante Fred estariam nos planos para este sábado. Nesta sexta, ele falou especificamente acerca da situação do atacante, ainda em recuperação de ritmo de jogo depois de ficar durante seis meses em tratamento de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito.
“Ele vai iniciar o jogo exatamente para readquirir esse condicionamento técnico. É o famoso ritmo de jogo, que nós denominamos assim. Vamos levar com ele até quando pudermos dentro do jogo, como fizemos contra o Vasco, mas num jogo dentro de nossa casa, com características diferentes. A equipe terá mais volume de jogo, e um jogador como Fred precisa que a bola chegue lá. É um jogador que dispensa comentários. Ele vai readquirir seu condicionamento jogando. Fred está entre os jogadores da temporada que menos jogaram em função da lesão. Jogou pouco mais de 760 minutos. É o momento que podemos fazer isso. Por isso ele foi escolhido para começar o jogo”.
Considerando as ausências, um possível time do Cruzeiro teria Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Lucas Silva e Ariel Cabral; Rafael Sobis, Mancuello e Arrascaeta; Fred. Como o treinador não permitiu que a imprensa acompanhasse o coletivo, a escalação só será confirmada uma hora antes da partida no Mineirão. Na 10ª colocação do Brasileiro, com 40 pontos, a Raposa tentará quebrar jejum de 15 anos sem ganhar do Paraná, que está na lanterna, com apenas 17.
.