Na caminhada até o título, o time celeste venceu Atlético-PR, na Arena da Baixada (2 a 1); Santos, na Vila Belmiro (1 a 0); Palmeiras, no Allianz Parque (1 a 0); e Corinthians, na Arena Corinthians (2 a 1).
Antes da façanha cruzeirense, o Grêmio de 2016 era quem havia registrado os melhores números fora de seus domínios: três vitórias e um empate (83% de aproveitamento).
Nos cinco títulos anteriores, o Cruzeiro ganhou de maneira invicta em duas circunstâncias, mas sem conseguir 100% de vitórias fora de casa. Na edição de 2000, a Raposa venceu duas vezes e empatou cinco. Em 2003, foram três triunfos e três empates longe de BH.
O título de 2018 colocou o Cruzeiro na condição de maior campeão isolado da Copa do Brasil, com seis conquistas. Em segundo lugar está o Grêmio, com cinco. Na sequência, com três taças, vêm Flamengo, Palmeiras e Corinthians. Dez clubes levantaram o troféu em uma oportunidade.
Com relação à premiação, foram R$ 61,9 milhões acumulados, sendo R$ 50 milhões exclusivamente pela vitória sobre o Corinthians. A equipe de Mano Menezes ainda assegurou vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2019.