Superesportes

CRUZEIRO

Cruzeiro pode aproveitar 'seca' de ataque do Corinthians para conquistar Copa do Brasil

Ataque do clube paulista passou em branco nos últimos quatro jogos

Victor Paixão
Dos cinco atacantes relacionados por Jair Ventura para a final, Romero foi o último a marcar um gol - Foto: AFP / DOUGLAS MAGNO
O Cruzeiro precisa apenas de um empate com o Corinthians para se sagrar hexacampeão da Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 21h45, na Arena Corinthians, em São Paulo. Evitar gols do rival já é suficiente para alcançar o objetivo. Para isso, o time celeste pode ser favorecido pelo momento ruim do ataque corintiano. 

O Corinthians vive uma seca no setor ofensivo. A última vez em que o torcedor corintiano comemorou um gol foi há cinco jogos, quando o time alvinegro eliminou o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil, com vitória por 2 a 1, no dia 26 de setembro. O meia Pedrinho marcou o segundo e decisivo gol do confronto. 

Para a decisão, o técnico Jair Ventura relacionou cinco atacantes: Clayson, Emerson, Jonathas, Romero e Sergio Díaz. Os jogadores passam por um longo jejum sem marcar. O último a balançar as redes foi o paraguaio Ángel Romero, que não anota um gol desde o jogo de ida das quartas de final da competição, contra a Chapecoense, em 1º de agosto. Na atual temporada, os cinco atacantes marcaram ao todo apenas 17 gols. 

Se o setor ofensivo do Corinthians vive um momento complicado, a defesa do Cruzeiro é motivo de destaque.
O clube mineiro conta com a boa fase de Dedé, convocado recentemente para a Seleção Brasileira, e o técnico Mano Menezes, reconhecido por montar sistemas defensivos compactos e que sofrem poucos gols. 

No jogo de ida da final da Copa do Brasil, disputado no Mineirão, o Cruzeiro superou o Corinthians por 1 a 0, gol do meia Thiago Neves, de cabeça. Por isso, será campeão caso consiga um empate em São Paulo. Se perder por um gol de diferença, o confronto será decidido nos pênaltis. Vitória por dois ou mais gols de diferença dará o título ao Timão.
.