Os amistosos são de preparação para o Sul-Americano Sub-20, que acontece em 2019, no Chile. Neste ano, o Brasil já enfrentou o México quatro vezes, com duas vitórias e dois empates, e também empatou com o Japão.
Contratado por empréstimo ao Desportivo Brasil, de São Paulo, Ederson tem ganhado espaço sob o comando do técnico Mano Menezes. Relacionado para partidas no Campeonato Brasileiro, o meio-campista atuou nos empates com Botafogo (1 a 1, no Engenhão, pela 23ª rodada) e Sport (0 a 0, na Ilha do Retiro, pela 24ª rodada), e na vitória por 2 a 1 sobre o Santos, no Mineirão, pela 26ª rodada.
Natural de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, Ederson tem contrato com o Cruzeiro até julho de 2019. Como terá idade sub-20 no ano que vem (nasceu em 7 de julho de 1999), o atleta poderá, eventualmente, ser requisitado por Ricardo Resende, técnico da equipe de juniores.
Se o Cruzeiro quiser ficar com os direitos econômicos e federativos de Ederson em definitivo, terá a opção de comprar 50% ao Desportivo Brasil ao encerramento do vínculo temporário. Nesse cenário, o volante estenderá sua ligação com o clube celeste até julho de 2023.
.