
O técnico Mano Menezes fez valer a escrita de, no comando do Cruzeiro, sempre conseguir avançar ou ser campeão em confrontos de mata-mata decididos como mandante. Nesta quarta-feira, o time celeste empatou com o Palmeiras por 1 a 1, no Mineirão, e carimbou o passaporte para a final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, no Allianz Parque, em São Paulo, a Raposa havia triunfado por 1 a 0. O adversário celeste será o Corinthians, nos dias 10 e 17 de outubro (duas quartas-feiras). A Confederação Brasileira de Futebol sorteará a ordem dos mandos de campo nesta quinta-feira, às 14h30.
Saiba mais
Mano terá, agora, o maior desafio de sua trajetória no Cruzeiro: fazer com que a equipe vença o Boca Juniors por três gols de diferença e avance às semifinais da Copa Libertadores no tempo normal. Se ganhar por 2 a 0, a vaga será definida nas cobranças de pênalti. Os argentinos levaram a melhor na partida de ida, dia 19 de setembro (quarta-feira), na Bombonera, em Buenos Aires (2 a 0). O jogo de volta será na próxima quinta (4 de outubro), às 21h45, no Mineirão.
Em 2007, Mano Menezes conduziu o Grêmio até a decisão da Copa Libertadores, justamente contra o Boca Juniors, dos astros Palacio, Palermo e Riquelme. O Tricolor gaúcho não foi páreo para a equipe xeneize, perdendo tanto na Bombonera, por 3 a 0, quando no Olímpico, em Porto Alegre, por 2 a 0. Mas a trajetória pré-final pode servir de inspiração ao Cruzeiro. Nas oitavas, o Grêmio de Mano caiu para o São Paulo no Morumbi, por 1 a 0, e ganhou em casa por 2 a 0. Nas quartas, a derrota por 2 a 0 para o Defensor-URU, no jogo de ida, não abalou os gremistas, que devolveram o placar na volta e carimbaram a classificação nos pênaltis: 4 a 2. Nas semifinais, contra o Santos, um susto: vitória no Rio Grande do Sul, por 2 a 0, e revés na Vila Belmiro, por 3 a 1. O gol fora de casa fez a diferença.
Já em 2008, quando treinava o Corinthians, Mano encarou situação complicada nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na partida de ida, em 16 de abril, o Goiás venceu por 3 a 1, no Estádio Serra Dourada. Duas semanas depois, o Timão necessitava do placar de 2 a 0 para seguir no torneio. Diante de mais de 50 mil torcedores no Morumbi, resolveu a parada com meia hora de jogo e fez 4 a 0. O alvinegro paulista seguiu firme até a decisão, fase na qual foi derrotado pelo Sport em virtude do gol qualificado como visitante (vitória por 3 a 1, em São Paulo, e derrota por 2 a 0, no Recife).
Pelo próprio Cruzeiro, Mano Menezes conseguiu reverter um placar que parecia perdido. Na final do Campeonato Mineiro, no primeiro semestre de 2018, o Atlético chegou a abrir 3 a 0 no Independência, mas Arrascaeta diminuiu o prejuízo celeste e anotou o gol de honra: 3 a 1. Como havia feito melhor campanha na primeira fase (1º, com 29 pontos), a Raposa precisava ganhar por dois tentos de diferença no Mineirão. E conseguiu. Os gols de Arrascaeta, aos 3min do primeiro tempo, e Thiago Neves, aos 7min da etapa final, garantiram o 37º título Estadual ao clube: 2 a 0.
Mas ganhar do Boca em 2018 por três gols de diferença não será tarefa fácil. Recentemente, apenas o poderoso Barcelona conseguiu a proeza, em amistoso válido pelo Trofeu Joan Gamper, em 15 de agosto. Os gols foram marcados pelo craque Lionel Messi e pelos brasileiros Malcom e Rafinha Alcântara. Em partida oficial, o último revés do Boca Juniors por placar que interessa ao Cruzeiro foi diante do San Lorenzo, em 10 de fevereiro de 2016, pela final da Supercopa Argentina: 4 a 0.
Pênaltis
Bater o Boca por 2 a 0 e levar as quartas de final para os pênaltis é uma hipótese amplamente válida no Cruzeiro, sobretudo pela grande fase vivida pelo goleiro Fábio. Perto de completar 38 anos (fará aniversário no domingo, dia 30/09), ele protagonizou atuação histórica nas quartas de final da Copa do Brasil, contra o Santos, ao defender as cobranças de Bruno Henrique, Rodrygo e Jean Mota e colaborar para a vitória nas penalidades por 3 a 0. O camisa 1 também se destacou na semifinal e na final da Copa do Brasil de 2017, diante de Grêmio e Flamengo, ao pegar os chutes de Luan e Diego, craques dos respectivos times. Em 796 partidas pelo Cruzeiro, Fábio contabiliza 25 defesas de pênaltis.
Cruzeiro em mata-matas com Mano Menezes (considerando apenas os duelos com partidas de ida e volta):
Copa do Brasil 2016 – 2 classificações e 1 eliminação
Botafogo 2x5 Cruzeiro – oitavas de final
Cruzeiro 1x0 Botafogo - oitavas de final
Corinthians 2x1 Cruzeiro – quartas de final
Cruzeiro 4x2 Corinthians - quartas de final
Cruzeiro 0x2 Grêmio - semifinal
Grêmio 0x0 Cruzeiro - semifinal
Mineiro 2017 – 1 classificação e 1 eliminação
América 1x1 Cruzeiro - semifinal
Cruzeiro 2x0 América - semifinal
Cruzeiro 0x0 Atlético - final
Atlético 2x1 Cruzeiro - final
Sul-Americana 2017 – 1 eliminação
Cruzeiro 2x1 Nacional-PAR - primeira fase
Nacional-PAR 2x1 Cruzeiro - primeira fase
* Nos pênaltis, Nacional venceu por 3x2
Copa do Brasil 2017 – 6 classificações
Murici-AL 0x2 Cruzeiro - terceira fase
Cruzeiro 3x0 Murici-AL - terceira fase
São Paulo 0x2 Cruzeiro - quarta fase
Cruzeiro 1x2 São Paulo - quarta fase
Cruzeiro 1x0 Chapecoense - oitavas de final
Chapecoense 0x0 Cruzeiro - oitavas de final
Palmeiras 3x3 Cruzeiro - quartas de final
Cruzeiro 1x1 Palmeiras - quartas de final
* Cruzeiro avançou pelo gol qualificado fora de casa
Grêmio 1x0 Cruzeiro - semifinal
Cruzeiro 1x0 Grêmio - semifinal
* Cruzeiro avançou nos pênaltis: 3 a 2
Flamengo 1x1 Cruzeiro - final
Cruzeiro 0x0 Flamengo - final
* Cruzeiro ganhou nos pênaltis por 5 a 3
Mineiro 2018 – 2 classificações
Tupi 0x1 Cruzeiro - semifinal
Cruzeiro 2x1 Tupi - semifinal
Atlético 3x1 Cruzeiro - final
Cruzeiro 2x0 Atlético - final
* Cruzeiro campeão por ter feito a melhor campanha na fase classificatória
Copa do Brasil 2018 – 3 classificações
Atlético-PR 1x2 Cruzeiro - oitavas de final
Cruzeiro 1x1 Atlético-PR - oitavas de final
Santos 0x1 Cruzeiro - quartas de final
Cruzeiro 1x2 Santos - quartas de final
* Cruzeiro ganhou nos pênaltis por 3 a 0
Palmeiras 0x1 Cruzeiro – semifinal
Cruzeiro 1x1 Palmeiras – semifinal
Copa Libertadores 2018 – 1 classificação
Flamengo 0 x 2 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 1 Flamengo