Nas competições de mata-mata, Cruzeiro e Palmeiras vão bem. Ambos conseguiram a classificação para as quartas-de-final da Copa Libertadores e, também, para a semifinal da Copa do Brasil.
Porém, a campanha irregular no Campeonato Brasileiro faz com que a equipe celeste tenha números piores do que seu rival paulista.
Porém, a campanha irregular no Campeonato Brasileiro faz com que a equipe celeste tenha números piores do que seu rival paulista.
Depois da paralisação da temporada do futebol de clubes para a disputa do Mundial de seleções, o Palmeiras entrou em campo 16 vezes. Conquistou 10 vitórias, 4 empates e sofreu 2 derrotas.
O Cruzeiro fez 17 partidas. Venceu 5, empatou 7 e perdeu outras 5.
Aproveitamento no Campeonato Brasileiro
Dos 17 jogos realizados pelo Cruzeiro neste período pós-Rússia, 12 foram válidos pelo Brasileirão. Foram 3 vitórias (América, Atlético-PR e Fluminense), 6 empates (Vitória, Bahia, Grêmio, Inter, Botafogo e Sport) e 3 derrotas (Corinthians, São Paulo e Flamengo).
Já o Palmeiras faz uma campanha melhor na competição. Em 16 jogos, o Alviverde venceu 8 (Atlético, Paraná, Vasco, Vitória, Botafogo, Chapecoense, Atlético-PR e Corinthians), empatou 3 (Santos, América e Internacional) e perdeu apenas um confronto (Fluminense).
As campanhas distintas fazem com que o Cruzeiro tenha aproveitamento de 25% no Brasileiro depois da Copa do Mundo, contra 66,6% do Palmeiras.
Trajetórias na Copa do Brasil
O Cruzeiro fez um jogo a mais do que o Palmeiras depois do Mundial. A equipe celeste disputou a partida de volta das oitavas-de-final da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR.
Contra o Santos, pelas quartas, a Raposa venceu por 1 a 0 na Vila Belmiro. Mesmo perdendo o jogo da volta no Mineirão, o Cruzeiro se classificou nos pênaltis, com show do goleiro Fábio, que defendeu todas as três cobranças dos jogadores do Peixe.
O Palmeiras avançou à semifinal da competição nacional depois de empatar por 0 a 0 com o Bahia na Fonte Nova e vencer no Allianz Parque por 1 a 0.
Campanhas na Libertadores
Cruzeiro e Palmeiras seguem representando o Brasil na competição continental, juntamente com o Grêmio.
Pela Libertadores, o Palmeiras teve dois compromissos depois da Copa, contra o Cerro Porteño, pelas oitavas-de-final. O Alviverde venceu por 2 a 0 no Paraguai, perdeu em casa por 1 a 0 e se classificou para as quartas.
Assim como na Copa do Brasil, o Cruzeiro avançou na competição graças a uma boa atuação fora de casa. Depois de vencer o Flamengo por 2 a 0 no Maracanã, o time celeste seguiu em frente no torneio mesmo sendo derrotado em casa por 1 a 0.
.