Cruzeiro e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h45, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. A partida de volta será realizada no dia 26, também numa quarta, no Mineirão. O confronto entre os clubes de herança italiana guarda um dado curioso: sempre que se enfrentaram na competição eliminatória, o vencedor do duelo ficou com o título.
Este será o quinto encontro entre Cruzeiro e Palmeiras no torneio. E será o tira-teima. O Cruzeiro levou a melhor em 1996 e 2017. O Palmeiras suplantou os mineiros em 1998 e 2015. Relembre os duelos entre os rivais na Copa do Brasil:
Copa do Brasil de 1996
Os clubes se enfrentaram na decisão. O Cruzeiro buscava seu segundo título da Copa do Brasil diante de um dos times mais fortes do futebol brasileiro. O Palmeiras, então comandando por Vanderlei Luxemburgo, tinha um elenco repleto de craques, como Cafu, Cléber, Júnior, Djalminha, Rivaldo e Luizão.
Cruzeiro conquistou a Copa do Brasil de 1996 ao vencer o Palmeiras na final, em São Paulo, por 2 a 1 - Foto: Arquivo/Estado de Minas
Depois de empate por 1 a 1, no Mineirão, gols de Cláudio (Palmeiras) e Marcelo Ramos (Cruzeiro), a finalíssima foi disputada no antigo Palestra Itália. Luizão abriu o placar para o Verdão, mas o Cruzeiro virou com Roberto Gaúcho e Marcelo Ramos e celebrou o bicampeonato da Copa do Brasil em terra paulista.
Copa do Brasil de 1998
A decisão da competição voltou a ser disputada por Palmeiras e Cruzeiro. A torcida celeste sonhava com o tricampeonato e lotou o Mineirão. Mais de 60 mil pessoas acompanharam a primeira partida, com vitória celeste por 1 a 0. Fábio Júnior fez o gol dos mineiros.
O segundo jogo foi disputado no estádio Morumbi, em São Paulo. O Palmeiras venceu por 2 a 0, gols de Paulo Nunes e Oséas, e ficou com o título. O time era comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, que recentemente voltou ao clube paulista e estará no banco nos jogos finais de 2018.
Copa do Brasil de 2015
Comandado por Marcelo Oliveira, o Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil de 2015. O time alviverde eliminou o Cruzeiro nas oitavas de final. No jogo de ida, no Allianz Parque, venceu por 2 a 1, gols de Cleiton Xavier e Rafael Marques. Leandro Damião descontou para a Raposa.
Cruzeiro perdeu para o Palmeiras por 3 a 2, no Mineirão, pelo jogo de volta das oitavas de final em 2015 - Foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
No jogo de volta, mais um triunfo alviverde, dessa vez no Mineirão, por 3 a 2. Gabriel Jesus, que teve grande atuação, marcou dois gols. Lucas Barrios balançou a rede uma vez. Os gols cruzeirenses foram de Vinícius Araújo e Alisson.
O Palmeiras ainda venceu Internacional (quartas de final), Fluminense (semifinal) e Santos, na grande decisão.
Copa do Brasil de 2017
Na edição do ano passado, Cruzeiro e Palmeiras voltaram a se enfrentar, desta vez nas quartas de final. E o Cruzeiro empatou o duelo global na competição, eliminando o time paulista. No jogo de ida, no Allianz Parque, a Raposa chegou a abrir 3 a 0, mas o Verdão buscou o empate: 3 a 3.
Na volta, no Mineirão, o Cruzeiro começou perdendo para o Palmeiras, que marcou com o atacante Keno, porém conseguiu o empate aos 40 minutos do segundo tempo, em cabeceio do lateral-esquerdo Diogo Barbosa, hoje jogador do Verdão. O resultado garantiu o time de Mano Menezes na semifinal graças ao gol qualificado fora de casa, regra abolida em 2018. Na sequência da Copa do Brasil, a Raposa caminhou rumo ao quinto título passando por Grêmio (semifinal) e Flamengo (final).
.