Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Na antevéspera de jogo decisivo contra o Palmeiras, Arrascaeta e Romero participam de trabalho com o grupo no Cruzeiro

Jogadores estão liberados pelo departamento médico para jogo desta quarta

postado em 10/09/2018 16:19 / atualizado em 10/09/2018 19:18

Gladyston Rodrigues/EM D.A Press
O Cruzeiro só permitiu que a imprensa acompanhasse o aquecimento da equipe no treino desta segunda-feira, antevéspera do jogo contra o Palmeiras, quarta-feira, às 21h45, no Allianz Parque, pela semifinal da Copa do Brasil. Nessa parte, o volante Lucas Romero e o armador Arrascaeta desceram ao campo e participaram dos trabalhos junto ao grupo. O departamento médico celeste já deu o aval para que os atletas realizem atividades com bola. Agora, dependerá da comissão técnica o aproveitamento deles na partida em São Paulo.

Romero passou os últimos dias em tratamento de trauma no joelho direito e desgaste muscular na coxa esquerda. Ele se machucou no começo do segundo tempo da partida contra o Flamengo, em 29 de agosto, no Mineirão, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. O Cruzeiro perdeu por 1 a 0, porém se classificou às quartas por ter ganhado o duelo de ida, no Maracanã, por 2 a 0.

Já Arrascaeta sofreu lesão no músculo bíceps femoral da coxa esquerda, além de edema intersticial, no fim do duelo contra o Internacional, em 2 de setembro, no Mineirão, pela 22ª rodada do Brasileiro (empate por 0 a 0). O camisa 10, que estava convocado para a Seleção Uruguaia, juntou-se à delegação de seu país, nos Estados Unidos, onde passou por exames que atestaram a enfermidade. Ele acabou liberado para consolidar a recuperação na estrutura da Toca da Raposa II.

Tanto Romero quanto Arrascaeta contaram com o auxílio da esteira antigravidade AlterG, adquirida pelo Cruzeiro e instalada na Toca II em agosto. O equipamento desenvolvido com tecnologia da NASA e utilizado em treinamento de astronautas permite a realização de atividades físicas com impacto reduzido. Segundo médico celeste, Sérgio Campolina, esse procedimento garante aos jogadores um ganho de confiança no cumprimento da carga de exercícios.

“Na esteira, você consegue controlar o peso corporal, então estresse muscular e também o impacto são minimizados. É interessante esse tipo de tratamento, pois como a carga é reduzida, o jogador se sente confiante e destemido para correr e consegue realizar todas as atividades. E a ajuda psicológica nesse momento também é importante. Sem dúvidas, a esteira foi importante no processo de recuperação tanto do Arrascaeta quanto do Romero”, afirmou Campolina, em contato com o Superesportes nesse domingo.

O próprio técnico Mano Menezes já havia adiantado a proximidade da recuperação da dupla. “Embora tenhamos que esperar até segunda-feira ou terça para tomar as decisões em relação aos jogadores que estão lá, eu continuo otimista”, disse o comandante, em entrevista no último sábado, depois do empate por 0 a 0 com o Sport, no Recife, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Considerado ‘válvula de escape’ do time orientado por Mano Menezes, principalmente pela velocidade e habilidade, Arrascaeta é vice-artilheiro do Cruzeiro em 2018, com 11 gols. Ele também colaborou com oito assistências. Já Lucas Romero, o curinga do grupo, participou de 35 partidas na temporada, saindo-se bem tanto no meio-campo quanto na lateral direita.

A dupla deve ao menos viajar com a delegação à capital paulista. Sobre titularidade, a decisão será tomada somente nesta terça, às 15h30, em treinamento no CT do São Paulo.

Fred e Sassá

O atacante Fred, de 34 anos, foi liberado nesta segunda-feira para iniciar os treinamentos com bola, pouco mais de cinco meses depois de ser submetido a uma cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Ele se machucou em 25 de março, na vitória cruzeirense sobre o Tupi por 2 a 1, pela semifinal do Campeonato Mineiro, e foi operado três dias depois. Agora, o centroavante deve ser supervisionado pela comissão técnica para que até o fim de setembro seja utilizado pelo técnico Mano Menezes em algum compromisso oficial. Isso porque o departamento médico recomenda o cumprimento do tempo mínimo de seis meses até o regresso aos gramados (ou seja, a partir de 28 de setembro).

Quem também está apto para todos os trabalhos com bola é o atacante Sassá. Ele se recuperou de cirurgia na cartilagem do joelho esquerdo, procedimento realizado no dia 5 de julho, e em breve fará parte dos planos de Mano Menezes no restante da temporada. Em 2018, o camisa 99 (23 na Libertadores) marcou cinco gols em 19 partidas. Como está definitivamente liberado do departamento médico, sem qualquer tipo de restrição, Sassá poderá ser convocado pelo treinador para o clássico contra o Atlético, domingo, às 16h, no Mineirão, pela 25ª rodada do Brasileiro.

Gladyston Rodrigues/EM D.A Press

Tags: Lucas Romero futnacional interiormg copadobrasil arrascaeta cruzeiro palmeiras