Fred está de volta aos treinos com bola. Cinco meses e 16 dias depois de romper o ligamento cruzado anterior e um ligamento secundário do joelho direito, o atacante retornou aos trabalhos com o restante do grupo na Toca da Raposa II. Embora já esteja liberado para essas atividades, o departamento médico do Cruzeiro recomendou ao técnico Mano Menezes que o camisa 9 só seja escalado para um jogo oficial a partir de 28 de setembro, seis meses exatos depois da cirurgia para corrigir as graves lesões.
O último compromisso de Fred pelo Cruzeiro foi o jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro, contra o Tupi, no Mineirão, em 25 de março. A Raposa venceu a equipe de Juiz de Fora por 2 a 1, avançou para decisão e levantou o troféu do Estadual ao bater o Atlético por 2 a 0 no Mineirão. Em 2018, o atacante disputou nove partidas com a camisa celeste e marcou um gol.
Atualmente, Mano Menezes tem três atacantes à disposição no elenco do Cruzeiro. Raniel e Barcos tem ganhado mais oportunidades, mas Sassá retornou aos trabalhos na última semana e também já poderá ser escalado. O treinador passa a ter uma série de opções justamente no momento mais decisivo do clube na temporada. Nesta quarta-feira, às 21h45, em São Paulo, a equipe enfrenta o Palmeiras no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. Já na semana seguinte, o compromisso é contra o Boca Juniors, em Buenos Aires, pelas quartas de final da Copa Libertadores.