O zagueiro Dedé, que está a serviço da Seleção Brasileira nos Estados Unidos, retornará ao Brasil em voo fretado para defender o Cruzeiro contra o Palmeiras, às 21h45 de quarta-feira, no Allianz Parque, pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil. O avião também levará os flamenguistas Lucas Paquetá e Gustavo Cuéllar – este convocado pela Seleção da Colômbia. O rubro-negro pegará o Corinthians no mesmo dia e horário, no Maracanã, também pela penúltima fase do torneio de mata-mata.
Com Cuéllar a bordo, a aeronave partirá de Nova Jersey (EUA), onde a Colômbia enfrentará a Argentina, e buscará Dedé e Paquetá em Washington, depois do amistoso entre Brasil e El Salvador (terça-feira, às 21h30 de Brasília).
Em entrevista ao Globoesporte.com, o coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar, explicou que os clubes terão de assinar um termo de responsabilidade para utilizarem os atletas nos jogos, já que não seria respeitado o tempo mínimo de 66 horas de descanso entre uma partida e outra.
“Não tem como liberar mais cedo como os clubes pediram. Quando o jogo acabar, eles (Dedé e Paquetá) estarão liberados como todos os outros convocados. A obrigação da CBF é devolver os jogadores. Mas como os clubes querem mais agilidade, eles organizam isso. Inclusive, os departamentos médicos terão de encaminhar à diretoria de competições da CBF um termo de responsabilidade para que os atletas possam atuar na semifinal”, declarou Gaspar.
O próprio técnico Tite, em coletiva depois da vitória do Brasil sobre os Estados Unidos por 2 a 0, nessa sexta-feira, admitiu que o Palmeiras foi favorecido por não ter nenhum atleta chamado à seleção.
“Sou oriundo de clubes e sempre tenho um cuidado de, quando possível, ter uma equidade, sem prejudicar o trabalho da Seleção e sem prejudicar a ambição do atleta que deseja estar na seleção brasileira. Mas, ao mesmo tempo, não me permiti tirar dois atletas da mesma equipe. Poderia acontecer, pois há dois atletas selecionáveis na equipe. Então procure tirar um de cada para que a gente mantenha essa situação”, disse Tite. “Falei, falei, mas não te respondi, né?! (risos). O lado meu não queria prejudicar os clubes, mas acaba prejudicando. Tenho essa consciência. Inclusive, não tendo um do Palmeiras, favorece o Palmeiras. Eu tenho essa consciência. Mas, entre dois lados, tenho que pesar aquilo que é importante para a Seleção Brasileira e arcar com as críticas que forem contrárias em relação a isso”, acrescentou.
Enquanto o Cruzeiro se mostrou temeroso pela possibilidade de não contar com Dedé e até acusou a CBF de desigualdade por não constar nenhum atleta do Palmeiras na lista de Tite, o zagueiro sempre exaltou a oportunidade de vestir novamente a amarelinha. Substituto de Thiago Silva aos 35min do segundo tempo do jogo contra os Estados Unidos, o camisa 3 da Seleção foi ao Instagram externar sua felicidade. “Falar que chorei por esse momento acho que todos já esperam. Que dia especial, que momento na minha vida, que orgulho de vestir esta camisa, tudo muito lindo, Obrigado meu Deus por tudo”.
Regulamento
O artigo 25 do Regulamento Geral das Competições da CBF proíbe, como regra geral, que clubes e atletas profissionais disputem partidas em competições sem observar o intervalo mínimo de sessenta e seis (66) horas.
Entretanto, o parágrafo segundo do artigo abre espaço para casos excepcionais, como pode ser a situação de Dedé:
“Em casos excepcionais, a DCO (Diretoria de Competições), de forma fundamentada e amparada em autorização médica, poderá autorizar a participação de atletas sem a observância do intervalo mínimo aludido no caput deste artigo”.
Caso Dedé não tenha condições físicas de atuar, Mano Menezes escolherá entre Murilo e Manoel para formar dupla de zaga com Leo no time do Cruzeiro que enfrentará o Palmeiras.
“Em casos excepcionais, a DCO (Diretoria de Competições), de forma fundamentada e amparada em autorização médica, poderá autorizar a participação de atletas sem a observância do intervalo mínimo aludido no caput deste artigo”.
Caso Dedé não tenha condições físicas de atuar, Mano Menezes escolherá entre Murilo e Manoel para formar dupla de zaga com Leo no time do Cruzeiro que enfrentará o Palmeiras.